SENTIDOS DO TRABALHO DE DOCENTES DE ADMINISTRAÇÃO
PROPOSIÇÃO DE INTERVENÇÕES PELA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ESCOLAR
Resumo
Neste estudo, objetivou-se analisar a produção bibliográfica sobre sentidos do trabalho de docentes de Administração, com a finalidade de propor intervenções pela perspectiva da Psicologia Escolar, que colaborem no desenvolvimento e/ou no fortalecimento dos vínculos dos docentes com a atividade exercida. Pela revisão sistemática, foram analisados os resultados de oito estudos nacionais, publicados em periódicos e eventos científicos. Os resultados evidenciam a onipresença e a centralidade do trabalho na vida dos professores, em que a docência é percebida como prazerosa, capaz de satisfazer necessidades psicológicas e geradora de sentimentos de inserção e contribuição social, além de uma fonte de prestígio e meio de qualificação constante. Porém, a falta de apoio institucional, os trâmites burocráticos e os desgastes nas relações com os pares e alunos são elementos que comprometem os sentidos do trabalho desenvolvido. Assim, são propostas intervenções no contexto de trabalho de docentes de Administração, pela perspectiva da Psicologia Escolar e da atuação do psicólogo escolar no ensino superior, com foco em ações voltadas à melhoria do diálogo, do desenvolvimento de competências, da sistemática de identificação necessidades ou problemas e de implementação de melhorias, do processo de avaliação dos docentes e do relacionamento interpessoal com estudantes. O estudo traz uma contribuição prática, relativa à atuação do psicólogo escolar nas IES, na implementação das intervenções necessárias à abordagem das demandas dos docentes oriundas do exercício de suas atividades, e de suas interações com o espaço institucional e os seus atores. Também, uma contribuição social, à medida que a implementação das intervenções levarem à melhoria das experiências vivenciadas pelos docentes no contexto de trabalho e, logo, à melhoria da percepção que docentes de Administração têm sobre o próprio trabalho.