Formação Inicial e Continuada de docentes do Ensino Médio: Impactos da "estreiteza" das práticas de pesquisa
Resumo
Atualmente a formação de professores apresenta-se como um grande desafio na sociedade, tendo em vista que tal processo traz consigo problemas de ordens diversas que vão desde a formação inicial até questões mais complexas como a “estreiteza nas práticas de pesquisa. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo investigar sobre a formação inicial e continuada de professores do ensino médio, visando destacar a relevância de se ter boas práticas de pesquisa para garantia de aprendizagem. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico de abordagem descritiva, com busca nas plataformas Scielo e Google Scholar, no período de 2014-2024, com critérios de inclusão artigos derivados de pesquisa de campo e na língua portuguesa e inglesa, como critérios de exclusão estudos que estivessem fora do período desejado ou só abordassem revisões. Por meio dos resultados percebeu-se que para melhor se repensar sobre a formação inicial e continuada do professor, é necessário inicialmente entender todo o processo de profissionalização docente, como ponto de partida, uma vez que, esse é o ponto estratégico quando se pensa na melhoria das práticas de pesquisa para aprendizado no ensino médio. Concluiu-se que a pesquisa é fundamental à formação docente, já que, ao produzir conhecimento, o professor melhor compreende o seu labor e atua para auxiliar os estudantes a progredirem educacionalmente.