Formação Inicial e Continuada de docentes do Ensino Médio: Impactos da "estreiteza" das práticas de pesquisa

Autores

Resumo

Atualmente a formação de professores apresenta-se como um grande desafio na sociedade, tendo em vista que tal processo traz consigo problemas de ordens diversas que vão desde a formação inicial até questões mais complexas como a “estreiteza nas práticas de pesquisa. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo investigar sobre a formação inicial e continuada de professores do ensino médio, visando destacar a relevância de se ter boas práticas de pesquisa para garantia de aprendizagem. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico de abordagem descritiva, com busca nas plataformas Scielo e Google Scholar, no período de 2014-2024, com critérios de inclusão artigos derivados de pesquisa de campo e na língua portuguesa e inglesa, como critérios de exclusão estudos que estivessem fora do período desejado ou só abordassem revisões. Por meio dos resultados percebeu-se que para melhor se repensar sobre a formação inicial e continuada do professor, é necessário inicialmente entender todo o processo de profissionalização docente, como ponto de partida, uma vez que, esse é o ponto estratégico quando se pensa na melhoria das práticas de pesquisa para aprendizado no ensino médio. Concluiu-se que a pesquisa é fundamental à formação docente, já que, ao produzir conhecimento, o professor melhor compreende o seu labor e atua para auxiliar os estudantes a progredirem educacionalmente.

Biografia do Autor

Pedro Sérgio Mora Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado pela PUC, Especialista em Educação, Especialista em Transformações no Território Brasileiro pela UNESP, Mestre pela Universidade Estadual de Londrina e Cursou Doutorado pela UNESP. Atua como Avaliador de Cursos de Graduação e Superior de Tecnologia pelo INEP - MEC. É Auditor Líder da ABNT - Certificadora. Atuou como Diretor nas Diretorias de Gestão Acadêmica e Diretoria de Planejamento e Expansão da: Universidade do Brasil, Centro Universitário UnidomPedro, Centro Universitário UNIFTC, Centro Universitário UNIFAP de 2002 a 2021, dentre outras Instituições. Atuou como professor e Gestor. Tem experiência na área de Educação a Distância, Gestão de EAD, com experiência em Planejamento Estratégico e Gestão Acadêmica, atuando também com EdTech's, gestão corporativa, empresas de médio e grande porte. Atua com planejamento de Estudos e Análises de Impactos Sociais em Redes Sociais aplicados a empresas e a Recursos Hídricos, com experiência nos Softwares Ucinet, NetDraw e Gaphi. Acompanha e desenvolve novas tecnologias em educação. 

Bernard Pereira Almeida, Universidad Autónoma de Asunción

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (2008). É especialista em Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Docência do Ensino Superior. Mestre em Direito - Universidad Iberoamericana (2017), Doutor em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (2022) e Pós-Doutor em Direito pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Tem experiência nas áreas de Direito e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, Educação e Dificuldades de Aprendizagem. 

Juliana Kelle de Andrade Lemoine Neves, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura, Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), Especialização em Docência no Ensino das Ciências Biológicas (2022), Mestrado em Biotecnologia de Produtos Bioativos pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado pela Pós-graduação em Ciência Biológicas (2010). E Pós-Doutorado no Aggeu Magalhães/ FIOCRUZ (2012) com ênfase em Imunogenética.Professora Substituta do Instituto Federal de Pernambuco - Unidade Paulista e Olinda. Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação e Docente do Centro Universitário UNINOVO - Olinda. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) - MEC.

Jony Wilson Pereira dos Santos, UNIVERSIDADE AMERICANA

Possui graduação em Licenciatura em Teologia pela Faculdade Teológica LOGOS (2000); graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Porto Velho (2003); graduação em Direito pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2008), Especialização em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público; Mestrado em Ciência da Religião pela Faculdade Teológica LOGOS e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Americana - Py (2016). Tem experiência na área de Direito com ênfase em Direito Administrativo; e como professor/pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: família, escola, educação, violência e indisciplina.

Eliene Pereira da Silva Dias, UTIC/ASU

Doutoranda em Ciências da Educação - UTIC/ASU. Mestra em Governança e Desenvolvimento pela Enap. Especialização em Secretariado Executivo e Gestão de Pessoas no Serviço Público. Graduação em Administração(Estácio), Teologia (Facetam), Educação Religiosa (IBER) e Secretariado Executivo (UPIS). Tenho experiência nas áreas de Secretariado Executivo, Educação e Administrativo Geral e Pública. Trabalhei assessorando altos executivos em empresas privadas e fui coordenadora e professora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue na UNIP. Na área educacional, desenvolvo trabalho voluntário na capacitação e treinamento para professores e líderes e também trabalho com cursos e mentorias no mercado digital. Na área pública tenho trabalhado na área de gestão de pessoas, gestão administrativa, gestão de contratos e auditoria interna. Trabalho voluntariamente na Coordenação do Ministério de Ensino da Primeira Igreja Batista no Guará/DF, coordenado a Escola Bíblica. Atualmente faço parte do quadro de servidores públicos federais, lotada na assessoria da Secretária de Gestão e Administração do TRF1.

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública. 

Downloads

Publicado

22/09/2024

Edição

Seção

Artigos