A INFLUÊNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE MEDICINA NO BRASIL (2001 E 2014): UMA REVISÃO DE ESCOPO
Resumo
O presente estudo buscou mapear a influência dos movimentos sociais nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Medicina no Brasil entre os anos de 2001 e 2014. Método: Realizou-se um estudo organizado em protocolo de Scoping Review, seguindo as diretrizes metodológicas do Joanna Briggs Institute (JBI). Os critérios de elegibilidade incluíram estudos que discutiram essa influência, publicados entre 2001 e 2024. A seleção dos estudos ocorreu em duas fases: triagem inicial do título e resumo, seguida da leitura completa dos textos selecionados, buscando responder à questão central do estudo. Resultados: Foram selecionados 26 artigos e 3 teses na pesquisa, abordando a influência dos movimentos sociais no processo de formação das políticas públicas das Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina no Brasil. Conclusão: Apesar dos desafios na implementação das diretrizes, como a escassez de recursos e a resistência institucional, a colaboração entre educadores médicos, formuladores de políticas e movimentos sociais é crucial para promover uma formação médica mais inclusiva, equitativa e alinhada com as necessidades emergentes na área da saúde.