INVISIBILIDADE DE MULHERES CIENTISTAS E DE SUAS CONTRI-BUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Resumo
Por muito tempo as mulheres foram deixadas de lado em cargos considerados de maior prestígio e valor. No entanto, atualmente, elas vêm conquistando espaço em carreiras científico-tecnológicas, contextos sociais e políticos. Com isso, buscamos identificar e caracterizar como as mulheres cientistas são representadas/apresentadas em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, PNLD 2019, utilizados em escolas da 14ª CRERS e analisar de que maneira as mulheres cientistas presentes nesses livros contribuíram para o desenvolvimento da Ciência-Tecnologia. O encaminhamento metodológico seguiu a Análise Textual Discursiva. Desse processo emergiram três categorias: Mulheres na docência; Mulheres na maternidade; Mulheres nas áreas da Saúde e Ciência-Tecnologia. O número de imagens encontradas permite fortalecer um diálogo sobre a presença das mulheres na docência, maternidade e em áreas da saúde e Ciência-Tecnologia, nas quais elas expressão importantes contribuições, apesar de seus nomes ainda serem encobertos ou apresentados em sessões complementares dos LD de Ciências.