SABERES CURRICULARES MUSICAIS CONSTITUINTES DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES HABILITADOS EM ARTES VISUAIS/PLÁSTICAS
Resumo
O artigo tem por objetivo compreender quais são os saberes curriculares musicais constituintes da identidade profissional de professores de Arte habilitados em Artes Visuais/Plásticas, que ensinam música na escola. Alicerçados em base teórica sobre os saberes profissionais docentes, realizamos uma investigação qualitativa – de observação participante – envolvendo quatro professores de Arte. O material empírico do estudo foi constituído por meio de questionários, entrevistas e notas de campo da observação participante. Os resultados revelaram que os saberes curriculares musicais constituintes da identidade profissional docente são relacionados às orientações legais, especialmente às dimensões do conhecimento artístico propostas pela BNCC. Por outro lado, a análise de dados também revelou que os professores não especialistas em música possuem limitações significativas, sobretudo, no que diz respeito ao discutir os aspectos próprios do conhecimento musical e ao propor as atividades práticas de ensino e aprendizagem.