SABERES CURRICULARES MUSICAIS CONSTITUINTES DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES HABILITADOS EM ARTES VISUAIS/PLÁSTICAS

Autores

  • Adilson de Souza Borges UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC/JOAÇABA) http://orcid.org/0000-0002-5649-9248
  • Ana Cristina Coll Delgado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)
  • Raquel Moura de Souza Borges

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender quais são os saberes curriculares musicais constituintes da identidade profissional de professores de Arte habilitados em Artes Visuais/Plásticas, que ensinam música na escola. Alicerçados em base teórica sobre os saberes profissionais docentes, realizamos uma investigação qualitativa – de observação participante – envolvendo quatro professores de Arte. O material empírico do estudo foi constituído por meio de questionários, entrevistas e notas de campo da observação participante. Os resultados revelaram que os saberes curriculares musicais constituintes da identidade profissional docente são relacionados às orientações legais, especialmente às dimensões do conhecimento artístico propostas pela BNCC. Por outro lado, a análise de dados também revelou que os professores não especialistas em música possuem limitações significativas, sobretudo, no que diz respeito ao discutir os aspectos próprios do conhecimento musical e ao propor as atividades práticas de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC/JOAÇABA)

Licenciatura em Música; Licenciatura em Pedagogia, Mestrado em Educação; Doutorando em Educação; Professor e pesquisador, bolsista FUMDES/UNIEDU

Ana Cristina Coll Delgado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora visitante da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU). Professora aposentada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). E-mail: <anacoll@uol.com.br>.

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Publicado

28/07/2024

Edição

Seção

Artigos