ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR EM CASOS DE ALUNOS COM SUPERDOTAÇÃO E/OU ALTAS HABILIDADES: REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar possibilidades de intervenção do psicólogo escolar em casos de crianças com altas habilidades e/ou superdotação. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. A intenção foi apresentar teoricamente o estudo, com dados consistentes e relevantes que possibilitassem a análise apropriada do tema. Assim, foi realizada leitura seletiva de artigos científicos recentes para verificar quais seriam pertinentes aos objetivos. Após, foi realizada leitura crítica para filtrar os mais adequados à esta pesquisa. Pessoas com altas habilidades e superdotação são as que apresentam desempenho diferenciado (superior) em relação a outras pessoas com mesma idade e nível de instrução, em uma ou mais áreas do conhecimento. Por meio da revisão bibliográfica foi possível identificar a importância do treinamento e a capacitação dos profissionais escolares para lidar com alunos com altas habilidades e superdotação. Apesar de subnotificado, o número de casos de altas habilidades e superdotação vem aumentando a cada ano, o que indica a necessidade de atenção aos alunos para que sejam devidamente encaminhados aqueles com indícios sugestivos de tal diagnóstico. Quando identificados, é preciso que sejam estimulados de forma adequada à idade e aos interesses pessoais para que possam, de fato, desenvolver as habilidades para as quais possuem propensão superior à média. Os profissionais precisam manter o foco no indivíduo, mas com atenção ao contexto e à interdisciplinaridade inerente ao ambiente escolar.