UN ANÁLISIS DISCURSIVO DE LAS FORMACIONES IMAGINARIAS IMPRESAS EN LOS DESCRIPTORES DEL TRABAJO DEL PROFESOR EN EL LIBRO DE TEXTO "ENCONTROS LÍNGUA PORTUGUESA"

Autores

Resumo

Este artículo analiza las formaciones imaginarias del libro de texto "Encontros Língua Portuguesa", adoptado para el 5º año de primaria en las escuelas públicas de Tocantins. A la luz de los operadores analíticos del Análisis del Discurso (condiciones de producción, formación imaginaria y formación discursiva), se rastrea el funcionamiento de estas formaciones y sus efectos constitutivos.  Para ello, se extraerán de la unidad 7 del manual tres enunciados que describen la tarea del profesor y cuyos efectos constituyen al profesor. Por último, se verificará el vínculo entre las condiciones de producción establecidas en el manual del profesor y las emergencias derivadas de la dinámica escolar, mostrando un cambio en la relación entre el aula y su virtualización en el material de apoyo.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Downloads

Publicado

30/04/2024

Edição

Seção

Artigos