CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO: A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE PRODUTOS EDUCACIONAIS JURÍDICOS

Autores

Resumo

Em cenário educacional que desafia constantemente limites entre conhecimento tradicional e demandas da sociedade contemporânea, a inserção de noções jurídicas constitucionais no ensino médio emerge como vetor crucial à formação cidadã. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura e analisar Produtos Educacionais (PE) direcionados ao ensino de noções jurídicas constitucionais no ensino médio. Realizou-se investigação bibliográfica, envolvendo identificação e análise de dissertações publicadas entre 2019 e 2022, bem como dos respectivos PE elaborados por egressos de Programas de Pós-graduação de mestrados profissionais em Educação Profissional e Tecnológica em linha de pesquisa relacionada a Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em seguida, realizou-se análise reflexiva de cinco PE encontrados observando a conformidade com critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e literatura correlata. Por meio da revisão bibliográfica sobre a temática bem como de PE analisados, restou evidenciado que o uso de PE direcionados ao ensino de noções jurídicas constitucionais no ensino médio contribui para o aprimoramento da qualidade de ensino, fortalecendo a formação cidadã de estudantes e promovendo uma consciência jurídica sólida desde a juventude.

Biografia do Autor

Áustria Régia Rezende dos Santos Costa, Instituto Federal Goiano

Docente na Universidade Estadual de Goiás. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Marcos Fernandes-Sobrinho, Instituto Federal Goiano

Pós-Doutor em Direito Público pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria/Espanha. Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UnB). Docente permanente junto ao PPGEnEB/IFGoiano e ao PPGGO/UFCAT.

Downloads

Publicado

11/04/2024

Edição

Seção

Artigos