PERFIL DA FORMAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA E TRIÂNGULO MINEIRO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS
Resumo
Segundo o Censo da Educação Superior de 2017 realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Contábeis está entre os dez maiores cursos de graduação em número de matrículas, o que permitiu concluir que o interesse dos estudantes pela formação em contabilidade está aumentando (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], 2018). Com isso, o presente estudo teve como objetivo analisar as matrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis de ensino superior, totalizando 21 instituições privadas e presenciais localizadas na região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais, que ofertam o curso de Ciências Contábeis. Sua finalidade foi analisar se a matriz curricular é específica ou generalista. Como resultado, verificou-se um forte alinhamento entre as diretrizes da Resolução Conselho Nacional de Educação (CNE)/Câmara de Educação Superior (CES) nº 10/2004 e os currículos dos cursos estudados. Assim, pode-se perceber que ao menos uma disciplina específica da contabilidade foi encontrada em todos os currículos (100%). Ao decorrer da pesquisa, observou-se que há uma variedade de disciplinas, ou seja, as matrizes curriculares são compostas por conteúdos que têm como objetivo formar profissionais que possam exercer uma função mais ampla no mercado de trabalho, podendo atuar não só na área da contabilidade específica, mas em outras áreas também. Por isso, conclui-se que os currículos analisados tendem para uma formação generalista.