INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O QUE PENSAR SOBRE?

Autores

Resumo

Na obra de Redmond (2021) (R) sobre Deep Tech (desmistificando as tecnologias rompedoras que vão revolucionar tudo), vamos trabalhar a IA. Cita Nadella (Executiva de Microsoft): “IA é o tempo de execução que irá moldar tudo que fazemos” (R:21). A ideia da “máquina pensante” é antiga, desde pelo menos o século 17. Em 1950, Turing, o quebrador de código na Segunda Guerra, fundador da moderna ciência do computador, escreveu paper famoso para a revista Mind – “Computing Machinery and Intelligence”, introduzindo um conceito chamado “jogo de imitação”, que depois se tornou o Teste de Turing. Montou a noção utilitária de que o nível humano de inteligência é realizado quando computadores exitosamente convencem-nos de que estão pensando. Não sendo possível captar a diferença, a máquina estaria pensando e seria tão útil quanto os humanos.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFScar

Docente Permanente no Programa de Pós - Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos - UFScar. Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GEPECUMA - UNESP). Foi Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq (PDCR) - Nível C. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Membro da American Sociological Association (ASA), fundado em 1905 (EUA). Foi Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Editor - Chefe do Journal of Law, Public Policies, and Human Sciences. Membro do Conselho Editorial da Mental Health Human Resilience International Journal. Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Foi Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Editor na Diversitas Journal (UNEAL) - Qualis B2. Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco - José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane - Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Foi Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Pesquisador no Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, da UFRS. Pesquisador Colaborador na Researcher in LGBT and Allies Harvard Medical Students (LAHMS). Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield). Pesquisador Associado em dois projetos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Presidente de Comitê de Ética. Membro de Assessoramento em Agências de Fomento. Foi Consultor na UNESCO. Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 150 artigos científicos, capítulos de livros, 20 livros e organizou outras 8 obras. Recebeu diversos prêmios e honrarias. Membro editorial em 15 periódicos. Membro do Comitê Científico Nacional da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Qualis A2). Foi Membro da ANPED. Foi Pesquisador no Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Membro da Associação Brasileira de Educação - ABE (Rio de Janeiro). Avaliador Ad Hoc em mais de 30 revistas científicas nacionais e internacionais. Principais interesses em suas pesquisas e publicações: inclusão escolar, políticas públicas, educação especial, formação docente, preconceito em sala de aula e BNCC. Publica ao lado de Maria Cecília de Souza Minayo (Fiocruz), Pedro Demo (UnB), Zimbardo (Stanford), Cialdini (Arizona), etc.

Downloads

Publicado

27/03/2024

Edição

Seção

Artigos