COMPREENSÕES SOBRE AS BASES NEUROLOGICAS DO TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: NOTAS A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender as bases neurológicas do sujeito em idade escolar com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA, afim de vislumbrar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A inclusão de estudantes com TEA suscita direitos de aprendizagens em Matemática no sentido de conduzir os sistemas educacionais e as pesquisas científicas para uma educação com propostas curriculares para o pleno desenvolvimento social desse público alvo da educação especial e inclusiva. Desse modo esse trabalho utilizou-se de uma metodologia do tipo pesquisa bibliográfica, apoiada nos manuais diagnósticos DSM e CID e em teóricos da Educação Matemática e da área específica do TEA. Assim, os documentos pesquisados determinam que diretamente e indiretamente independente de sua classificação o TEA afeta o desenvolvimento da criança em sua comunicação, sociabilização,imaginação e que na aprendizagem Matemática cada criança é única e leva consigo suas particularidades, isto é, a aprendizagem acontece em diferentes momentos e formas, independente se o mesmo apresenta algum transtorno ou não. Embora não se possa prever especificamente as transformações que a Matemática causa na educação desses sujeitos pode-se afirmar que esta contribuirá para familiaridade dos aspectos culturais futuros desses sujeitos. Portanto mdeiante este trabalho, pode-se inferir que os sujeitos com TEA precisam cada vez mais serem estudados e com a ajuda dos diferentes profissionais é possível a inclusão matemática e aprendizagem do mesmo.