COMPREENSÕES SOBRE AS BASES NEUROLOGICAS DO TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: NOTAS A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este trabalho  tem por objetivo compreender  as bases neurológicas do sujeito em idade escolar  com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA, afim de vislumbrar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico em  Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A inclusão de estudantes com  TEA suscita direitos de aprendizagens em Matemática no sentido de conduzir os sistemas educacionais e as pesquisas científicas para uma educação com propostas curriculares para o pleno desenvolvimento social desse público alvo da educação especial e inclusiva.  Desse modo esse trabalho utilizou-se de uma metodologia do tipo pesquisa bibliográfica, apoiada nos manuais diagnósticos DSM e CID e em teóricos da Educação Matemática e da área específica do TEA. Assim, os documentos pesquisados determinam que diretamente e indiretamente independente de sua classificação o TEA afeta o desenvolvimento da criança em sua comunicação, sociabilização,imaginação e que na aprendizagem Matemática cada  criança é única e leva consigo suas particularidades, isto é, a aprendizagem acontece em diferentes momentos e formas, independente se o mesmo apresenta algum transtorno ou não.  Embora não se possa prever especificamente as transformações que a Matemática causa na educação desses sujeitos pode-se afirmar que  esta contribuirá para familiaridade dos aspectos culturais futuros desses sujeitos. Portanto  mdeiante este trabalho, pode-se inferir que os sujeitos com TEA precisam cada vez mais serem estudados e  com  a ajuda dos diferentes profissionais é possível a inclusão matemática e aprendizagem do mesmo.

 

 

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

PESSOA FÍSICA Anderson Oramisio Santos MONITORAR NOME REMOVER INFORMAÇÕES EDITAR Processando...× ATUALIZAR LATTES COMPARTILHAR

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Downloads

Publicado

11/04/2024

Edição

Seção

Artigos