EDUCAÇÃO FÍSICA COM TECNOLOGIA: POTENCIALIZANDO A PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

Resumo

Os professores de educação física que usam métodos de observações primários na avaliação dos níveis de atividade dos alunos têm visto avanços recentes na tecnologia de atividade física fornecer medições mais válidas e confiáveis para ajudar a medir o desempenho do aluno. Munidos de dados coletados pela tecnologia, eles ficam mais preparados para convencer várias partes interessadas - alunos, pais e gestores - dos méritos de um programa de educação física de qualidade. Assim esse estudo tem como objetivo discutir as inovações que a tecnologia pode trazer no ensino da Educação Física. A metodologia aplicada foi de revisão integrativa da literatura, com busca nas bases Scielo e Google Scholar, com pesquisas sobre a temática dos últimos 08 anos. Como critérios de inclusão: manuscritos em língua portuguesa e derivadas de pesquisas de campo. Através dos achados consideramos que a tecnologia e o esporte possuem uma forte ligação e quando colocados em prática durante as aulas de Educação Física, nota-se uma maior interação dos discentes nas aulas e a maior produtividade da turma. As inovações vão desde monitores de frequência cardíaca, que avaliam o desempenho do aluno coletando e rastreando o esforço físico até os iPads fornecendo conteúdo e ajudando no gerenciamento da aula, dados do aluno e outras informações.

Biografia do Autor

Joyce Fernandes de Araújo, FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante. Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Pós graduanda em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante. Professora da Educação Básica, atualmente exercendo o cargo de Coordenadora Pedagógica pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia de Araripe. Tem experiência em Educação à Distância, onde esteve Professora - Tutora à distância da Universidade Paulista - UNIP. 

Adelcio Machado dos Santos, Academia Caçadorense de Letras e Artes

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento(UFSC).Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento(UFSC).Mestre em Relações Internacionais.Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho,Gestão de Recursos Humanos;Psicopedagogia;Gestão Educacional;Supervisão,Orientação e Gestão Escolar;Arqueologia e Cultura;Coordenação Pedagógica,Saúde Coletiva;Direito Civil;Antropologia e Educação Social;Música;Auditoria e Controladoria;Antropologia Social;Segurança no Trabalho;Ciência Política;Zoologia,Metrologia,Gestão de Eventos;Design,Teatro;Ciências Sociais;Negócios Internacionais;Psicanálise Clínica;Ensino de Filosofia e Sociologia;Serviço de Saúde Coletiva;Ergonomia,Saúde Ocupacional,Ensino de Artes Cênicas;Gestão de Saúde Pública,Auditoria Ambiental;Ensino de Biologia;Auditoria em Saúde;Biotecnologia;Teoria Psicanalítica;Musicoterapia;Docência em Ciências da Saúde;Psicanálise Clínica;Arte na Educação;Psicoterapias;Gestão da Tecnologia da Informação;Ensino de História e Geografia;Educação Musical;Saúde Mental;Sociologia;Neurociência;Ensino de Antropologia;Diálogo Interreligioso;Antropologia;Psicanálise;Ensino Religioso e Práticas Integrativas e Complementares.Bacharel em Direito,Ciências Econômicas,Saúde,Administração,Teologia,Ciência Política,Antropologia,Geografia,Filosofia,Sociologia;Turismo,Psicanálise;Ciências Biológicas,Estudando:Relações Públicas,Serviço Social e Museologia.Licenciado em Sociologia,Filosofia,Ciências Biológicas.Geografia,Ciências Sociais,Música,Artes Visuais,Ciências da Religião e Pedagogia.Tecnólogo em Gestão Financeira,Produção Publicitária,Gestão Hospitalar,Auditoria em Saúde,Gestão do Agronegócio,Gestão de Vigilância em Saúde,Gestão de Cooperativas,Agricultura,Saneamento Ambiental;Educação Social,Gestão de Segurança Privada;Agente Comunitário de Saúde e Endemias,Comunicação Institucional;Gestão de Saúde Pública;Gestão de Partidos Politicos;Saneamento Ambiental,Práticas Integrativas e Complementares,Gestão Ambiental e estuda Psicomotricidade.Técnico em Transações Imobiliárias.Advogado(OAB/SC 4912).Economista(CORECON/SC 3840).Administrador(CRA/SC 21651).Sociólogo(MT/SC 222).Gestor Ambiental (CRQ/SC 13202039).Jornalista(MT/SC 4155).Geógrafo(CREA/SC 180776-6).Biólogo(CRBio/SC 129463/09-D).Secretário-Executivo(MT/SC 1388).Publicitário(MT/SC 380).Historiador(MT/SC 103).Estuda:Assistente Social(CRESS/SC),Museólogo(COREM/5R),Profissional de Relações Públicas(Conrerp 4R) e Psicomotricista.Sanitarista(ABRASCO 14583).Ergonomista(ABERGO 1537).Metrologista(SBM).Astrônomo Amador(SAB).Gestor Financeiro.Turismólogo.Comunicador Institucional.Designer.Internacionalista.Gestor de Segurança Privada.Psicopedagogo.Gestor de Pessoas.Musicólogo.Gestor de Vigilância em Saúde.Psicanalista.Cientista Social.Gestor Financeiro.Linguista.Educador Social.Cientista Político.Gestor de Partidos Políticos.Gestor de Saúde.Auditor Ambiental.Demógrafo.Gestor Rural.Auditor em Saúde.Cientista da Religião.Literato.Agente Comunitário de Saúde e Endemias.Analista de Artes Visuais e Cênicas.Antropólogo.Gestor de Eventos.Teatrólogo.Gestor de Saneamento Ambiental.Terapeuta Integrativo e Complementar.Gestor Hospitalar.Gestor de Agronegócio.Gestor de Cooperativas.Geopolítico.Tecnólogo em Agricultura.Assessorou a Assembleia Constituinte,Assembleia Legislativa,Tribunal de Contas,Secretarias da Educação e da Fazenda- SC.Associado:COMPED,ABRASCO,ABPSEC,ANPED,ANCIB,ANPEL,ANPAS,ABRAPCORP,ANPPOM, ABRACE,ABECS,SBENBIO,ABCP,ABRI,ABED,SOTER,ABRALIN e ANPTUR.Linhas de pesquisa:Políticas Públicas e Gestão Educacional;Desenvolvimento e Sociedade;Avaliação de Educação Superior;Interdisciplinaridade;Gestão da Saúde Pública e Economia Política Internacional.Avaliador de projetos e periódicos científicos.Consultor do INEP(BASIS e BNI),CEE/SC e FAPESC.Deu a lume 45 livros,310 artigos científicos e 165 capítulos de livro.

Tiago Fernando Hansel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2023). Possui graduação em Administração com ênfase em Gestão Empresarial, pela Faculdade Sul Brasil (2009). Possui graduação em Matemática, pela Faculdade Educacional da Lapa (2019).Graduação em Pedagogia, pela Universidade Braz Cubas (2019). Graduação em Ciências Contábeis, pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021). Graduação em Ciências Sociais, pela Faculdade Única (2022). Pós Graduação MBA em Marketing: comunicação, propaganda e vendas, pela Faculdade Sul Brasil (2011), Pós graduação em Gestão Pública pela Faculdade de Agronegócios de Paraíso do Norte (2013). Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade São Braz (2020). Mestre em Ciências Sociais na linha de Cultura, Fronteiras e Identidades, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014). Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2022) e Técnico em Meio Ambiente, pela Faculdade Anglo Americano (2011). Atualmente é diretor acadêmico da Faculdade Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon. Também vice-prefeito e secretário de administração do município de Quatro Pontes - PR. Administrador, consultor, professor e palestrante da empresa Conceito Treinamentos a área de marketing pessoal, gestão de pessoas e orientação profissional. É coordenador do Curso de Tecnologia em Agroindústria e já foi coordenador do curso de Ciências Contábeis, curso de Administração e do Curso de Engenharia de Produção e Coordenador da Empresa Junior Universo Júnior da Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon. Professor dos cursos de administração, engenharia da produção, ciências contábeis, direito, enfermagem, psicologia e pedagogia na Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon - PR. Professor de Pós-Graduação na empresa Dinâmica Pós-Graduação e Extensão e na Faculdade Luterana Rui Barbosa. Avaliador do Ministério da Educação - MEC de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação. 

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública. 

Downloads

Publicado

12/05/2024

Edição

Seção

Artigos