EDUCAÇÃO FÍSICA COM TECNOLOGIA: POTENCIALIZANDO A PRÁTICA EDUCATIVA
Resumo
Os professores de educação física que usam métodos de observações primários na avaliação dos níveis de atividade dos alunos têm visto avanços recentes na tecnologia de atividade física fornecer medições mais válidas e confiáveis para ajudar a medir o desempenho do aluno. Munidos de dados coletados pela tecnologia, eles ficam mais preparados para convencer várias partes interessadas - alunos, pais e gestores - dos méritos de um programa de educação física de qualidade. Assim esse estudo tem como objetivo discutir as inovações que a tecnologia pode trazer no ensino da Educação Física. A metodologia aplicada foi de revisão integrativa da literatura, com busca nas bases Scielo e Google Scholar, com pesquisas sobre a temática dos últimos 08 anos. Como critérios de inclusão: manuscritos em língua portuguesa e derivadas de pesquisas de campo. Através dos achados consideramos que a tecnologia e o esporte possuem uma forte ligação e quando colocados em prática durante as aulas de Educação Física, nota-se uma maior interação dos discentes nas aulas e a maior produtividade da turma. As inovações vão desde monitores de frequência cardíaca, que avaliam o desempenho do aluno coletando e rastreando o esforço físico até os iPads fornecendo conteúdo e ajudando no gerenciamento da aula, dados do aluno e outras informações.