OS DESAFIOS E A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE PATOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE

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Resumo

O termo patologia é frequentemente descrito, pela origem grega do nome, como “estudo da doença”, consistindo no estudo de alterações de ordem estrutural, bioquímica e funcional em células, tecidos e órgãos, buscando explicar os processos por meio dos quais surgem sinais e sintomas de doenças. Normalmente é um componente disciplinar do ciclo básico dos cursos da área de saúde. Esse trabalho de ordem bibliográfica narrativa e qualitativa tem por objetivo geral: compreender quais são os desafios do ensino de patologia nos currículos de cursos da saúde. Não obstante, também é importante entender como integrar esse conhecimento nesses currículos, pois dessa forma conseguiremos entender diferentes casos que podem aplicar tal realidade. Nos cursos de saúde, há uma grande disputa sobre as formas nas quais deve ser conduzido o ensino de patologia e a falta de professores especializados também é uma situação complexa a ser resolvida. Neste trabalho, discute-se como integrar, apesar dos desafios, o ensino de patologia em diferentes cursos da saúde.

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Publicado

30/04/2024

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Artigos