ATENDIMENTO E/OU ACESSO DE CRIANÇAS À EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO
revisão integrativa
Resumo
O atendimento educacional às crianças que vivem no campo ainda é bastante precário, sobretudo no que se refere à etapa creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 6 anos). Com o objetivo de compreendermos o atendimento e/ou acesso das crianças do campo à Educação, propomos como metodologia de pesquisa uma revisão da literatura do tipo integrativa, a fim de identificar e selecionar os estudos relacionados à Educação Infantil do Campo no período de 2019 a 2023. Da amostra obtida, sabe-se que a pesquisa mais recente sobre a temática foi publicada em 2023 e apresenta um mapeamento dos artigos que se referem ao tema no período de 2008 a 2019. Para empreedermos à seleção dos trabalhos, consultamos as bases de dados Scientific Eletronic Library Online, a Scopus, o Portal de Periódicos da Capes e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando os seguintes descritores: “Educação do Campo”; “Educação Infantil” AND “Educação do Campo”; e “Educação Infantil do campo”. Os resultados apontam que a qualidade da infraestrutura da escola, o transporte, as condições climáticas, a alocação das crianças em salas multisseriadas, a falta de formação inicial e continuada dos professores, a falta de recursos financeiros são alguns dos vários fatores que dificultam o atendimento e/ou acesso das crianças à educação infantil do campo, bem como contribuem para o fechamento das escolas do campo. Apesar de constatarmos, por meio dessa revisão integrativa, a existência de alguns trabalhos que discutem a temática, percebemos que há uma limitação de pesquisas, sobretudo estudos que investiguem as condições concretas de oferta e acesso à educação infantil nas comunidades rurais.
Palavras-chave: Educação Infantil do/no Campo; Educação Infantil; Educação do Campo.