ATENDIMENTO E/OU ACESSO DE CRIANÇAS À EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO

revisão integrativa

Autores

Resumo

O atendimento educacional às crianças que vivem no campo ainda é bastante precário, sobretudo no que se refere à etapa creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 6 anos). Com o objetivo de compreendermos o atendimento e/ou acesso das crianças do campo à Educação, propomos como metodologia de pesquisa uma revisão da literatura do tipo integrativa, a fim de identificar e selecionar os estudos relacionados à Educação Infantil do Campo no período de 2019 a 2023. Da amostra obtida, sabe-se que a pesquisa mais recente sobre a temática foi publicada em 2023 e apresenta um mapeamento dos artigos que se referem ao tema no período de 2008 a 2019. Para empreedermos à seleção dos trabalhos, consultamos as bases de dados Scientific Eletronic Library Online, a Scopus, o Portal de Periódicos da Capes e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando os seguintes descritores: “Educação do Campo”; “Educação Infantil” AND “Educação do Campo”; e “Educação Infantil do campo”. Os resultados apontam que a qualidade da infraestrutura da escola, o transporte, as condições climáticas, a alocação das crianças em salas multisseriadas, a falta de formação inicial e continuada dos professores, a falta de recursos financeiros são alguns dos vários fatores que dificultam o atendimento e/ou acesso das crianças à educação infantil do campo, bem como contribuem para o fechamento das escolas do campo. Apesar de constatarmos, por meio dessa revisão integrativa, a existência de alguns trabalhos que discutem a temática, percebemos que há uma limitação de pesquisas, sobretudo estudos que investiguem as condições concretas de oferta e acesso à educação infantil nas comunidades rurais.

Palavras-chave: Educação Infantil do/no Campo; Educação Infantil; Educação do Campo.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Graduação em História: bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal Fluminense, ano de 1999. Licenciatura em Pedagogia pela UERJ / CEDERJ, ano de 2011. Especialização em educação: formação do educador de jovens e adultos trabalhadores, na UFF, ano de 2001. O mestrado em educação, também pela Universidade Federal Fluminense, concluído em 2003, deu origem ao livro: Alfabetização no MST: experiências com jovens e adultos na Baixada Fluminense. Conclui o doutorado em educação na UNICAMP no ano de 2007, publicando o livro: O projeto político-pedagógico do movimento dos trabalhadores rurais sem terra: trajetória de educadores e lideranças. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense ? UFF. Título do Projeto: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais no Brasil: as ações do PROCAMPO na formação de educadores. Atualmente sou Professor Associado II na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade - DECAMPD. Leciono as seguintes disciplinas: Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular; Educação do campo; Educação e Movimentos Sociais. Sou professor do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola - PPGEA e Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), ambos na UFRRJ.

Bruno Cardoso de Menezes Bahia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (atual). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), pós-graduação Lato sensu em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor Adjunto lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ) e professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Coordena do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ).

Anelise Monteiro do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professora Associada UFRRJ. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares PPGEDUC/UFRRJ. Foi coordenadora geral do PPGEDUC entre os anos de 2021 a 2023. Hoje coordena a Turma Dinter PPGEDUC/ IF Goiano. Pós-doutora em Educação (UFF/2019). Possui doutorado em Educação (Puc/Rio, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V (2011), Mestrado em Educação pela - PUC - Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC/Rio (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, sociologia da infância, geografia da infância, políticas públicas e formação de professores. É Coordenadora do GRUPIs - Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos onde desenvolve os Projetos: Educação Infantil, pandemia e ações dos Municípios da Baixada Fluminense" e "Educação Infantil na Baixada Fluminense: a obrigatoriedade da inclusão das crianças de quatro anos na educação básica" (FAPERJ/APQ1). Faz parte do comitê científico do GT 07 da Anped e do conselho editorial da revista Paideia Surcolombiana.

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Publicado

11/04/2024

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Artigos