A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM DEBATE NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
Resumo: A presente investigação buscou investigar a formação do professor regente de turmas como campo de pesquisa e sua aplicação no ensino superior. Esse estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: em que medida os egressos de Pedagogia da UNIFUCAMP conhecem a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática, indicada pelo MEC[1], para os anos iniciais do Ensino Fundamental? A hipótese é a de que as orientações oficiais do MEC para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, previstas nos PCN[2], não sejam efetivamente conhecidas pelos futuros professores desse nível de ensino. De forma específica, buscou-se ainda: (1) identificar o nível de conhecimento que os egressos de Pedagogia têm em relação à Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (2) confrontar os dados resultantes da pesquisa. (3) contribuir para a melhoria do processo de formação dos graduados em Pedagogia. O estudo foi do tipo teórico-bibliográfico e de campo, de natureza qualitativa, com análise descritiva de dados. A pesquisa demonstrou que a 60% dos futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental não conhecem de forma adequada a Resolução de Problemas como metodologia para o ensino de Matemática
Palavras-chave: Resolução de problemas. Matemática. Formação. Pedagogia.
The Problem Solving as a methodology for teaching mathematics in the early years
Abstract: The present investigation sought to investigate the training of class-leading teachers as a field of research and its application in higher education. This study was guided by the search for an answer to the following question: to what extent do Pedagogy graduates from UNIFUCAMP know Problem Solving as a Mathematics teaching methodology, recommended by the MEC, for the initial years of Elementary School? The hypothesis is that the MEC, official guidelines for teaching Mathematics in the initial years of primary education, provided for in the PCN, are not effectively known by future teachers at this level of education. Specifically, we also sought to: (1) identify the level of knowledge that Pedagogy graduates have in relation to Problem Solving as a Mathematics teaching methodology in the initial years of Elementary School; (2) compare the data resulting from the research. (3) contribute to improving the training process of Pedagogy graduates. The study was theoretical-bibliographical and field study, qualitative in nature, with descriptive data analysis. The research demonstrated that 60% of future teachers in the initial years of elementary school do not adequately understand Problem Solving as a methodology for teaching Mathematics.
Keywords: Problem Solving. Mathematics. Methodology. Pedagogy.
[1] MEC – Ministério da Educação.
[2] PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais (1997).