INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Com as revoluções industriais que marcaram a história, a sociedade passou por transformações significativas. As relações laborais seguiram novos rumos, a comunicação entre as pessoas se reconfigurou, houve avanços substanciais no campo da medicina, o setor de transporte evoluiu, e os bancos adaptaram suas práticas de armazenamento e análise de dados para personalizar serviços conforme o perfil de cada cliente. Inúmeras empresas adotaram a inteligência artificial como ferramenta para aprimorar seu desempenho, e a escola, como reflexo da sociedade, deve acompanhar essas mudanças para proporcionar uma educação significativa aos alunos, preparando-os para um mundo cada vez mais veloz e tecnológico. Por meio de uma revisão bibliográfica e um relato de experiência em sala de aula, este estudo visa realizar uma reflexão a respeito da pedagogia humanista, explorando o papel do professor e analisando como essas ideias se conectam à inteligência artificial. Além disso, busca-se compreender de que maneira essa tecnologia pode contribuir para tornar as aulas nos anos finais do ensino fundamental mais atrativas e dinâmicas.