EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL – UM ESTUDO DE CASO EM MINAS GERAIS

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Resumo

O processo de interiorização das Universidades Federais brasileiras contribuiu expressivamente para a democratização do acesso ao ensino superior público federal. No entanto, a expansão está marcada, em muitas situações, por precariedades na infraestrutura dos seus campi e por disputas políticas e econômicas que acabam dificultando a consolidação de muitas instituições. Por isso, este estudo se propôs a investigar a trajetória da implantação do campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa surgiu da necessidade de ampliar a compreensão de uma das causalidades envolvidas no fenômeno da evasão no campus: a história conturbada da construção de sua infraestrutura, que após 11 anos ainda não foi concretizada. O método, de natureza qualitativa, utilizou-se da análise documental de notícias sobre o processo de implantação e atas de reuniões dos Conselhos Universitário, Diretor e de Graduação da instituição. Nos resultados, foi possível identificar que as dificuldades e problemáticas envolvendo a construção de sua sede, desde questões políticas locais à falta de envio de recursos federais para a conclusão do seu primeiro prédio, estão presentes entre as causalidades relacionadas ao fenômeno da evasão no campus UFU Patos de Minas. Diante das expectativas e das necessidades dos estudantes ao ingressarem em uma universidade pública, foi apontada por muitos discentes que a saída do curso em que estavam matriculados se deu devido às precárias condições oferecidas naquele momento, o que atribui a estrutura do campus como um ator importante a ser considerado no estudo da evasão.

Biografia do Autor

Daniela da Cunha Lopes Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Psicologia e Psicóloga nesta mesma instituição. Professora de Psicologia no Centro Universitário de Patos de Minas/MG

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP (2007) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC - SP (2020). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia e editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional.

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Publicado

22/04/2024

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Artigos