DOCENTES UNIVERSITÁRIOS E A VIVÊNCIA DE SOFRIMENTO PSÍQUICO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • João Camilo de Souza Junior Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Eliane Seidl Universidade de Brasília
  • Daniela Chatelard Universidade de Brasília

Resumo

A docência universitária é um trabalho complexo, multifacetado e que vem mudando em suas características nas últimas décadas. Com o desenvolvimento do neoliberalismo e as condições atuais da práxis, questiona-se sobre como tal cenário influência a vivência psíquica do professor acadêmico. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva realizar uma análise bibliográfica com o tema do sofrimento psíquico em face da docência universitário. Para tanto, realizou-se buscas na plataforma Google Acadêmico, com diferentes combinações de descritores e filtros específicos, analisando-se, ao final das buscas, dezenove publicações. Percebeu-se que questões relativas à sobrecarga do trabalho, o contexto da pandemia de Covid-19, a relação com a instituição, pares e discentes, são fatores que influenciam na produção de sofrimento psíquico. Além disso, há uma visível diferença entre a realidade das universidades públicas e particulares. Por fim, reforça-se a necessidade de pesquisas com a população acadêmica, haja vista que as pesquisas apontam a universidade um lugar com desafios e potenciais desgastes afetivos e emocionais.

Biografia do Autor

João Camilo de Souza Junior, Fundação Carmelitana Mário Palmério

Mestre em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

10/03/2024

Edição

Seção

Artigos