COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES E A PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO DE CASO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

Resumo

As competências digitais se fazem cada vez mais requeridas em sociedade, e na educação cumprem um papel de formação do cidadão. No tocante ao atendimento educacional especializado e a inclusão dos alunos com deficiências, as tecnologias digitais cumprem papel na facilitação do aprendizado. Entretanto, para que as tecnologias constituam parte da práxis pedagógica, é preciso avaliar as competências e lacunas na formação docente para tais tecnologias. Especialmente após a pandemia de Covid-19, os educadores perceberam a necessidade de formação especializada para a atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) através das tecnologias digitais. A presente pesquisa se enquadra como estudo de caso qualitativo, com avaliação diagnóstica dos níveis de competências digitais de docentes que atuam com educação inclusiva. Ao todo, participaram 33 docentes voluntários, que responderam a questões apresentadas no formato de questionário semiestruturado. Como principais contribuições, a pesquisa identifica que as dificuldades destes docentes no uso das tecnologias durante a pandemia possuem raízes no período pregresso, com formação e capacitação insuficientes para o uso de tecnologias digitais para a educação inclusiva. Os docentes possuem competências voltadas ao instrumental, com repertório limitado de conhecimentos em recursos de Tecnologia Assistiva (TA). Além disso, o diagnóstico aponta lacunas nas competências de partilha e cooperação profissional, o que poderia fomentar o desenvolvimento de habilidades e aprimoramento das práticas pedagógicas. Como recomendações, corroboram-se os dados de literatura que reforçam a importância da formação continuada e a especialização ao uso de TA para a inclusão em educação.

Biografia do Autor

Gustavo de Oliveira Andrade, IFRJ e UTFPR

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Ensino de Ciências pela UNIGRANRIO e graduado em Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sani de Carvalho Rutz da Silva, UTFPR

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Manuel Florindo Alves Meirinhos, IPB

Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho, Mestrado em Educação, especialidade Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho, Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

03/04/2024

Edição

Seção

Artigos