COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES E A PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO DE CASO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Resumo
As competências digitais se fazem cada vez mais requeridas em sociedade, e na educação cumprem um papel de formação do cidadão. No tocante ao atendimento educacional especializado e a inclusão dos alunos com deficiências, as tecnologias digitais cumprem papel na facilitação do aprendizado. Entretanto, para que as tecnologias constituam parte da práxis pedagógica, é preciso avaliar as competências e lacunas na formação docente para tais tecnologias. Especialmente após a pandemia de Covid-19, os educadores perceberam a necessidade de formação especializada para a atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) através das tecnologias digitais. A presente pesquisa se enquadra como estudo de caso qualitativo, com avaliação diagnóstica dos níveis de competências digitais de docentes que atuam com educação inclusiva. Ao todo, participaram 33 docentes voluntários, que responderam a questões apresentadas no formato de questionário semiestruturado. Como principais contribuições, a pesquisa identifica que as dificuldades destes docentes no uso das tecnologias durante a pandemia possuem raízes no período pregresso, com formação e capacitação insuficientes para o uso de tecnologias digitais para a educação inclusiva. Os docentes possuem competências voltadas ao instrumental, com repertório limitado de conhecimentos em recursos de Tecnologia Assistiva (TA). Além disso, o diagnóstico aponta lacunas nas competências de partilha e cooperação profissional, o que poderia fomentar o desenvolvimento de habilidades e aprimoramento das práticas pedagógicas. Como recomendações, corroboram-se os dados de literatura que reforçam a importância da formação continuada e a especialização ao uso de TA para a inclusão em educação.