DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Uma análise por faixa etária e correlação com testes Veloteste e Stroop

Autores

  • Lucas de Bessa Couto
  • Patrícia Espíndola Venâncio Ifgoiano

Resumo

O estudo traz como objetivo avaliar a atenção de alunos do ensino fundamental I e II a partir de um relato de experiência. Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com 300 alunos entre 6 a 16 anos de idade em escolas municipais. Para avaliar a atenção foram usados os instrumentos Veloteste e Stroop da marca Mentronik. Foi feita uma ANOVA one-way para comparar os grupos por idades e como post-hoc foi aplicado o teste de Tukey, uma correlação de Pearson. Resultados: Para classificação do nível de atenção dos respectivos alunos eles foram alocados em três grupos por idade, em que, com idade entre 6 a 8 anos para Velotest (39,2%) e Stroop (52%) foram classificados como fraca, de 9 a 12 anos para Velotest (28,4%) regular e Stroop (39,3%) como boa e idade entre 13 a 16 anos para Velotest (43,4%) boa e Stroop (43,4%) como excelente. Os achados indicaram uma correlação positiva, embora de magnitude fraca, entre o aumento da idade das crianças e o correspondente aumento na capacidade de atenção para (r=0,274) para a idade e veloteste (r=0,327) para idade e stroop. Conclusão:  a atenção dos alunos apresentou padrões consideráveis de desenvolvimento em diferentes faixas etárias. Constatou-se que as pontuações de atenção aumentaram à medida que os alunos ficaram mais velhos, nos dois testes utilizados. Além disso, os testes também revelaram uma relação entre idade e desempenho atencional

Downloads

Publicado

30/04/2024

Edição

Seção

Artigos