PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A APLICAÇÃO DE BATERIAS PSICOMOTORAS: NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Mario Henrique Fernandes
  • Stephany Paola Picanzo Fagundez Mascarenhas
  • Davi das Águas Costa Caixeta
  • Patrícia Espíndola Venâncio Ifgoiano

Resumo

o estudo traz como objetivo identificar a percepção dos professores quanto a aplicação baterias psicomotoras mais utilizadas em estudos com a população brasileira. Métodos: Participaram da pesquisa 6 professores e 50 crianças com idade de 5 e 6 anos. Foi utilizado um questionário semiestruturado contendo informações acerca da linguagem utilizada, aplicação dos testes, material de aplicação, método de classificação e o grau de dificuldade das baterias psicomotoras. Foi feita uma análise descrita e percentual dos dados e análise de similitude e nuvem de palavras utilizando o software Iramuteq. Resultados: Os resultados, apontaram a bateria psicomotora de Oliveira como a de mais fácil aplicação e a de Fonseca como a de maior dificuldade de aplicação, ficando a de Rosa Neto com um nível de dificuldade intermediário. Quantos aos resultados qualitativos, a nuvem de palavras e a análise similitude mostraram que na bateria psicomotora de Fonseca as palavras  “difícil e muito” são as que mais se destacam; a de Rosa Neto, também pelas palavras em destaque “difícil e não” reforçaram os resultados quantitativos; Já de Oliveira difere das demais trazendo as palavras “fácil” que remete a ideia de que os  professores tiveram mais facilidade ao aplicar. Conclusão: Concluiu-se neste estudo que na percepção dos professores acerca das 3 baterias psicomotoras mais utilizadas em estudos com a população brasileira, a bateria de Oliveira figurou como a de mais fácil compreensão e aplicação, e a de Fonseca a de maior grau de dificuldade, muito por ser uma bateria observacional focada na avaliação clínica.

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Publicado

17/12/2023

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Artigos