O TRABALHO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS ENFRENTAMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE, EM TEMPOS DE PANDEMIA - UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Vitor Sergio de Almeida Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Universidade do Estado Minas Gerais (UEMG), Unidade de Ituiutaba, da UFU, campus Pontal. Membro do grupo de pesquisa Políticas, Educação e Cidadania (Polis), sediado na UFU.
  • Katia de Freitas Costa Universidade do Estado Minas Gerais (UEMG)
  • Nilzete Aparecida de Souza Santos Universidade do Estado Minas Gerais (UEMG)

Resumo

Diante da pandemia causada pela COVID-19 (vírus gripal), respeitando diretrizes e determinações das instâncias brasileiras e mundiais, os diversos campos profissionais precisaram adequar as práticas, desse modo, evitarem a proliferação do vírus. Com isso, dentro da educação formal, desencadeou-se, por exemplo, o distanciamento físico, no caso, entre professores e estudantes. Logo, o processo de ensino e aprendizagem presencial (caracterizado pelo intenso contato entre os participantes) foi abreviado em prol do trabalho (ensino) remoto. O tema da presente pesquisa consiste no trabalho remoto na Educação Infantil pelo prisma dos docentes. O presente artigo tem como proposta metodológica uma pesquisa documental, a qual elenca documentos educacionais nacionais, como a Constituição Federal de 1988, a LDB de 1996, a BNCC de 2017, a Portaria MEC nº 544 de 2020, a Resolução CNE/CP nº 2 de 2020 e o Censo Escolar de 2020. Tem-se também uma pesquisa bibliográfica guiada, especialmente, pelos dados do GESTRADO. Dentre as conclusões, elencam-se que o trabalho remoto, mesmo necessário para preservar o distanciamento, ocorreu perante uma falta de estrutura e de tecnologia nas escolas e sem a capacitação dos docentes. Ainda, observam-se a carência financeira e tecnológica das famílias dos estudantes, além da dificuldade de acompanhamento das atividades remotas pelos responsáveis. Por outro lado, evidencia-se a disposição e o comprometimento dos docentes em concretizar as atividades pedagógicas, mesmo diante de um período de adversidade humanitária e profissional.

Downloads

Publicado

17/12/2023

Edição

Seção

Artigos