EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS TRAJETÓRIAS DE JOVENS DOCENTES DA REDE FEDERAL NO NORTE DO BRASIL
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão acerca do lugar da extensão universitária no cenário atual, a partir das trajetórias e do trabalho colaborativo de três jovens docentes que, em meio ao período de estágio probatório em uma universidade federal na região norte do Brasil, têm construído uma práxis professoral reflexiva à medida em que se integram e melhor compreendem o próprio campo acadêmico e suas vicissitudes. As conexões entre as experiências dos docentes em questão e o papel social da extensão universitária – tomada aqui à análise sempre de modo correlacional com o ensino e com a pesquisa científica – são construídas com base em um diálogo com a literatura especializada em torno da construção e dos múltiplos significados da extensão e em um relato de experiências a partir de dois projetos de extensão desenvolvidos durante a pandemia de Covid-19 na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Nossas conclusões revelam: i) o quanto a própria extensão universitária é objeto de concepções heterogêneas e de lutas sociais em torno de projetos de sociedade e de universidade; ii) a necessidade de ratificação da inseparabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sobretudo quando se pensa a integração universidade/sociedade; iii) e ainda, o potencial do exercício autorreflexivo no que tange à compreensão do lugar e do papel da extensão na formação, integração e atuação de jovens docentes universitários.