EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS TRAJETÓRIAS DE JOVENS DOCENTES DA REDE FEDERAL NO NORTE DO BRASIL

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca do lugar da extensão universitária no cenário atual, a partir das trajetórias e do trabalho colaborativo de três jovens docentes que, em meio ao período de estágio probatório em uma universidade federal na região norte do Brasil, têm construído uma práxis professoral reflexiva à medida em que se integram e melhor compreendem o próprio campo acadêmico e suas vicissitudes. As conexões entre as experiências dos docentes em questão e o papel social da extensão universitária – tomada aqui à análise sempre de modo correlacional com o ensino e com a pesquisa científica – são construídas com base em um diálogo com a literatura especializada em torno da construção e dos múltiplos significados da extensão e em um relato de experiências a partir de dois projetos de extensão desenvolvidos durante a pandemia de Covid-19 na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Nossas conclusões revelam: i) o quanto a própria extensão universitária é objeto de concepções heterogêneas e de lutas sociais em torno de projetos de sociedade e de universidade; ii) a necessidade de ratificação da inseparabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sobretudo quando se pensa a integração universidade/sociedade; iii) e ainda, o potencial do exercício autorreflexivo no que tange à compreensão do lugar e do papel da extensão na formação, integração e atuação de jovens docentes universitários.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Possui Licenciatura em Pedagogia (2011), com intercâmbio acadêmico em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2010-2011), bem como Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Federal de Alagoas e Doutorado em Ciências da Educação (2017) pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa Erasmus Mundus da União Europeia - título revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, onde atua também como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Acabou de concluir o pós-doutorado em Sociologia Política (2018-2019) na Universidade Federal de Santa Catarina, e foi professora substituta da Universidade Federal de Alagoas (2013-2014) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Canoas (2018). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM); membro do GT Universidades e Políticas de Educação Superior do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO); pesquisadora da Unidade de Investigação Educação, Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Nova de Lisboa, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GP-TESE/UFAL) e do Núcleo de Estudos da Educação e Juventude Contemporânea (NEJUC/UFSC). Seus trabalhos focalizam as seguintes linhas temáticas: Sociologia da Educação; Campo acadêmico e suas propriedades; Sociologia Política da Educação; Política educacional; Estado, Sociedade e Educação; Educação, Sociedade e Desenvolvimento. 

Darianny Araújo dos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pela Universidade do Minho (UMINHO/Portugal). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, com Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo escolar, educação integral, formação e identidade docente, pedagogia e didática histórico-crítica, didática desenvolvimental, planejamento educacional e avaliação educacional e das aprendizagens.É atualmente vice-líder do Grupo de Pesquisa Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM), onde coordena as Linhas de Pesquisa "Políticas Curriculares, educação e formação" e "Estudos da criança e do adolescente: abordagens multidisciplinares" e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/PEDAGOGIA/UFAM). 

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Pedagogia (UNL). Especialista em Neuropsicopedagogia (UNL), Didática do Ensino Superior (UNL) e Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (UEA). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Doutorando em Ensino Tecnológico (IFAM). Professor Assistente do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem interesse em pesquisas sobre Formação de Professores, Professores que ensinam Matemática e Narrativas (auto)biográficas.

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Publicado

03/04/2024

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Artigos