FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NAS ESCOLAS CAMPESIANAS

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Resumo

Os recursos financeiros da educação cada dia mais tornam-se pauta das diversas entidades governamentais, com o intuito de que o estado possa gerir maiores recursos para realização dos diversos planos e projetos que são implantados pelo MEC. Um dos pontos de muita discussão se dá aos recursos que devem se destinar as escolas campesinas, que por muitas vezes tem funcionado sem as condições básicas e que ainda existem em grande parte do País. O objetivo é destacar o impacto do avanço da lógica financeira no campo educacional, especificamente nas escolas situadas em áreas rurais, conhecidas como escolas camponesas. Para compreender as influências da financeirização da educação nas escolas camponesas, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente. Diversas fontes foram consultadas, como artigos científicos, livros, relatórios e documentos governamentais. A metodologia incluiu a busca por informações relevantes, a seleção e a análise crítica dos estudos mais pertinentes ao tema. A financeirização da educação tem gerado impactos significativos nas escolas camponesas. A lógica financeira, centrada na busca por lucro e competitividade, tem levado a uma série de consequências negativas. As escolas camponesas, que geralmente operam com recursos limitados e enfrentam desafios específicos, como falta de infraestrutura adequada, são afetadas de diversas maneiras. A influência da financeirização da educação pode resultar na privatização do ensino em áreas rurais. Esse fenômeno pode levar à exclusão e segmentação, dificultando o acesso à educação de qualidade para os estudantes camponeses. Além disso, a ênfase nos aspectos financeiros pode levar a uma visão mercadológica da educação, com a priorização de resultados e a perda de valores educacionais fundamentais, como a formação integral dos alunos e o respeito às especificidades das comunidades rurais. Além disso, a ênfase na lógica financeira na educação resulta em uma visão mercadológica, em que o desempenho e os resultados quantitativos ganham maior importância do que o processo educativo em si. Valores educacionais fundamentais, como a formação integral dos alunos e a consideração das particularidades das comunidades rurais, muitas vezes são negligenciados ou desvalorizados.

Biografia do Autor

Maria das Dores Aguiar Carvalho, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO (2005). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em LINGUA PORTUGUESA. Possui Pós -graduação em Docencia do Ensino Superior e Planejamento Educacional. Possui Pós- Graduação em Educação Especial . PALESTRANTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA (Texto informado pelo autor)

Ivani Monsueth Alves Oliveira, Universidade Cândido Mendes

Professora de Língua Portuguesa e Intérprete de Libras da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás (SEDUC). Coordenadora do programa Acelera Brasil, 2001 a 2002. Professora do Núcleo de Atendimento e Formação Profissional em Educacional (NAFPE), polo Posse, 2018 a 2020. Tutora do Curso Português para surdos, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL ) 2020.Concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Argemiro Antônio de Araújo (1998).Graduada em Letras Português/Inglês pela UEG (2005). Pós-graduada em Supervisão Escolar, pela Univerdidade Cândido Mendes (UCAM), 2012. Formação na área de letras com ênfase em Libras. Certificação de Intérprete Educacional de Lingua de Sinais Brasileira (LIBRAS), pela Universidade Tuitui do Paraná (UNINTESE) 2019. Licenciada em Letras Libras pelo Centro Universitário ETEP (2022). Mestranda em Ciências da Educação, na UNADES - Universidade Del Sol, (2023). (Texto informado pelo autor)

Antonielson Rodrigues de Sousa Junior, FUCAPE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2014). Atualmente é Contador da Prefeitura Municipal de Nova Nazaré, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade-CRC MT, Presidente da Comissão de Estudos em Contabilidade Pública CRC-MT, Membro da Comissão de Estudos em Contabilidade Eleitoral do CRC-MT. (Texto informado pelo autor)

Gabriel Maçalai, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutor em Direito - Direitos Especiais (URI), Mestre em Direito - Direitos Humanos (UNIJUÍ), Bacharel em Administração (ETEP), em Direito (UNIJUÍ) e em Teologia (UNICESUMAR), Licenciado em Ciências Sociais (ETEP), Filosofia (FAERPI), Geografia (ETEP), História (ETEP) e em Pedagogia (EDUCA+). Advogado sócio do Escritório Maçalai e Riske Advogados Associados (OAB/RS 10.221). Assessor Jurídico do Município de Inhacorá/RS. (Texto informado pelo autor)

Marttem Costa de Santana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu (2009), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Religare (2005) e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2013). Mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva (2014). Doutor em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR (2021). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando nos seguintes temas: Processos de Enfermagem, Ética, Diagnósticos de Enfermagem, Terapia Intensiva, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Doenças tropicais, emergentes e negligenciadas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Formação de professores; Prática Pedagógica; Prática Educativa; Indisciplina; Subjetividade; Identidade; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Pedagogia em espaço não escolares. Na área Multidisciplinar: Tecnologia, Trabalho e Sociedade; Relações de Gênero e Tecnologia; Interdisciplinaridade e Emancipação. Vice-líder do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde, Educação Profissional Tecnológica, Informática e Meio Ambiente (NEPESEPTIMA/CNPq/CTF/UFPI). Vice-Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação (LIBERTE/CAFS/UFPI). Idealizador da Página Conexão Feliz no Instagram. Colaborador do LAETTI (CAFS/UFPI). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

28/11/2023

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Artigos