EXPLORANDO TENDÊNCIAS EM PESQUISAS DE METODOLOGIAS DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA AVANÇADA.

Autores

  • Ananias Freire da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-4339-3647
  • Michele Gomes de Queiroz Prefeitura de Fortaleza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-6231-9426
  • Suziane Freitas Linhares INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo

Este artigo se propôs a investigar a evolução da literatura relacionada às tendências em pesquisas de metodologias de ensino no contexto da educação profissional. Utilizando um processo de coleta de dados e análise, a pesquisa buscou identificar tendências futuras na área. Foi realizada uma análise dos estudos de maior relevância na base de dados construída, bem como a frequência com que esses estudos foram citados. A plataforma Web of Science (WoS) foi utilizada para coletar os dados necessários, possibilitando a aplicação de métodos de análise bibliométrica avançada, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Os resultados desta pesquisa oferecem uma visão abrangente e atualizada das tendências em pesquisas de metodologias de ensino na educação profissional. Este trabalho é de grande valor para acadêmicos, educadores e instituições que desejam aprofundar seu conhecimento nesse campo, além de identificar oportunidades para futuras pesquisas e colaborações.

Biografia do Autor

Ananias Freire da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando em Energia e Ambiente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Graduado Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul e Engenharia de Produção – Faculdade do Nordeste (FANOR)

Michele Gomes de Queiroz, Prefeitura de Fortaleza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Estadual do Ceará

Prefeitura de Fortaleza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Pós-graduada em Gestão e Coordenação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Contribuição de autoria: escrita e sistematização do texto

Suziane Freitas Linhares, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Diretora Acadêmica no Instituto de Educação Portal - IEP(2009). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica - IFRN (2021).Possui graduação em Administração pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2011), habilitação em Pedagogia(2013), pós graduação em Coordenação pedagógica (2015). Atua com formação de educadores , produção de materiais didáticos e projetos educacionais com foco na educação socioemocional há mais de 15 anos. É pesquisadora na linha de práticas educativas com foco em orientação profissional, juventude, trabalho e escola.

Downloads

Publicado

28/11/2023

Edição

Seção

Artigos