PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITO À EDUCAÇÃO: LEI Nº 13.146/2015 ENTRE DIÁLOGOS

LEI Nº 13.146/2015 ENTRE DIÁLOGOS

Autores

  • Carlos Henrique Miranda Jorge Fundação Educacional de Fernandópolis - SP
  • Kelly Christine de Andrade Oliveira
  • Daniel Barile da Silveira

Resumo

O artigo tem como intuito trazer em conhecimento de análise o Estatuto da Pessoa com Deficiência e promover uma reflexão dentro de três pesquisas que abordam o assunto em diferentes perspectivas. Antes de adentrar mais especificamente na legislação supramencionada, buscou-se conhecer brevemente a legislação pretérita sobre portadores de deficiência e compará-la com a que vigora atualmente e com isso, analisar como essa lei reflete no contexto educacional das pessoas com deficiência. Não meramente conhecer, mas explorar o direito à educação de pessoas com deficiência e compreender o impacto social e profissional que o acesso à esse direito tem como fomentador de mudanças de paradigmas e proporcionador de capacitação, liberdade e dignidade da pessoa humana. Com o objetivo de trazer o conhecimento da lei em combate ao preconceito óbice da garantia de direito da formação e convivência de maneira plural do ser humano em uma sociedade democrática.

Biografia do Autor

Kelly Christine de Andrade Oliveira

Analista de Gestão Governamental / Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora Formadora da disciplina de Gestão e Meio Ambiente pelo Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (PEAR) pelo Centro de Ensino de Aprendizagem em Rede (CEAR / UEG). Professora Tutora do PEAR da disciplina Arte e Educação e da disciplina Filosofia da Educação (2022). Professora tutora e auxiliar de coordenação da disciplina Pesquisa e Prática - Trabalho De Curso I (TCC) do curso de Pedagogia em Rede do CEAR / UEG. Licenciada em Química (IFG), licenciada em Pedagogia (UniP), mestranda em História pelo PPGHIST/ UEG /Morrinhos - GO. Pós-graduada em Inclusão com Ênfase no AEE, pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Discente da pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Daniel Barile da Silveira

Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos (Universidade de Coimbra – Ius Gentium Conimbrigae). Doutor em Estado, Constituição e Sociedade (Universidade de Brasília). Professor do PPGD (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Marília (Unimar).  Endereço eletrônico: danielbarile@hotmail.com

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Publicado

03/04/2024

Edição

Seção

Artigos