ITINERÁRIO FORMATIVO “FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL” NA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
UMA APROXIMAÇÃO INICIAL À LITERATURA
Resumo
O presente artigo pretende explorar a produção acerca do itinerário formativo da ‘formação técnica e profissional’ na implementação do Novo Ensino Médio brasileiro após a Reforma ocasionada pela Lei nº13.415/2017 e as primeiras experiências documentadas, principalmente na modalidade que integra ao ensino médio o itinerário ‘Formação Técnica e Profissional’. A metodologia envolve a análise qualitativa desta produção acadêmica a partir de pesquisa bibliográfica, produzindo uma síntese sobre o período de 2017 ao primeiro semestre de 2023, sobre os 32 textos identificados e ligados à temática. Ressalvado o distanciamento temporal quase inexistente entre as primeiras experiências desta Reforma do Ensino Médio e as produções acadêmicas recentes, primeiramente foi possível mapear estas publicações, concentradas nas instituições superiores federais, seguidas das estaduais de São Paulo. Em segundo, a seleção de uma agenda de investigação é algo que poderá ser desenvolvido em pesquisas posteriores. Os trabalhos consultados sugerem que não há um projeto educacional de longo prazo no país – o que, sem adentrar no mérito do debate, seria reforçado pelas decisões mais recentes tomadas pelo Ministério da Educação em 2023. Nas interfaces com a Educação Profissional e Tecnológica, os autores revelam preocupação com o impacto desta nova formação profissional, que seria precarizada quanto à forma e a oferta.