ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Heber Junio Pereira Brasão
  • Jaqueliny Cristina da Silva
  • Kelma Gomes Mendonça Ghelli
  • Márcia Rodrigues Luiz da Silva
  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso
  • Caxias Arlen Graciano de Souza

Resumo

O presente estudo pretendeu analisar o uso das tecnologias em sala de aula, pois o processo ensino e aprendizagem revelam-se na práxis do professor e de como este e alunos utilizam os recursos tecnológicos disponíveis. A tecnologia se destaca no contexto social, econômico e político, está cada vez mais presente dentro das salas de aula e já faz parte de nossas vidas. Contudo, os professores necessitam de uma formação educacional mais ampla para interagir com uma geração mais atualizada e informada. As tecnologias dentro da sala de aula podem proporcionar, aos alunos formas diferentes e prazerosas de interação e de aprendizado. Neste estudo, foi analisado o uso da tecnologia dentro da sala de aula, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como também, os desafios enfrentados pelo professor, na sua formação docente. Os procedimentos metodológicos usados foram de caráter bibliográfico, com levantamento de textos e pesquisa de vários autores. O estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar as crianças dessa geração. Diante disso, a parceria professor capacitado e novas tecnologias são primordiais para a evolução da educação no Brasil.

Downloads

Publicado

29/09/2023