PARADIGMAS FILOSÓFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS

Autores

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico cujo objetivo é trazer aos pesquisadores das ciências humanas aplicadas, a existência e compreensão de três correntes filosóficas: o positivismo, o estruturalismo e o interpretativismo, e em paralelo às abordagens voluntaristas e deterministas. A apropriação dessas correntes tem o propósito de fornecer ao pesquisador a reflexão de suas raízes filosóficas e o posicionamento no âmbito da produção científica, possibilitando ao pesquisador a clareza na elaboração da escrita científica e àqueles que mantém vinculação com as mesmas. Isso proporcionará ao estudante e pesquisador, uma maior clareza para o desenvolvimento da escrita científica e para quem consumir esse estudo. O método de realização desse ensaio teórico foi uma revisão bibliográfica de cada corrente e abordagem nas literaturas na área da filosofia e teorias das organizações, em obras clássicas. Nesse estudo, procurou-se aproximar cada corrente filosófica a uma das abordagens concluindo que a corrente positivista é determinista, a corrente interpretativista é voluntarista e a corrente estruturalista se aproxima das duas abordagens. Sugere-se que estudos posteriores sejam implementados no intuito de ampliar o escopo de investigação.

Biografia do Autor

Flavia Frate, CEETEPS - CENTRO PAULA SOUZA

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bolsista CAPES, com tese em pesquisa quantitativa na área da Aprendizagem Organizacional Individual (Influência da Capacidade Absortiva Individual no Comportamento Inovador no Trabalho); Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2003); especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC/SP; bacharel em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco. A partir de 2018 está como avaliadora do INEP para autorização de abertura de curso, e elaboradora de questões para o ENADE, para o Banco Nacional de Itens (BNI/INEP). É Professora Colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no CEETEPS. É professora concursada na FATEC, Itaquaquecetuba, SP.

Roberto Kanaane, CEETEPS - Centro Paula Souza

Graduado em Psicologia pela Universidade Mogi das Cruzes (1974), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1989). Professor de Ensino Superior Concursado junto a Fatec SP - Faculdade de Tecnologia. Professor e Orientador do Programa de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissiona

Downloads

Publicado

10/03/2024

Edição

Seção

Artigos