UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL DE HERSEY E BLANCHARD EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA FEDERAL

Autores

Resumo

Enquanto parte de uma investigação científica maior, esta pesquisa teve por objetivo apresentar os resultados da aplicação modelo de liderança situacional de  Hersey e Blanchard em uma instituição pública federal de ensino superior, com vistas ao processo de formação e desenvolvimento de líderes altamente eficazes da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal em questão. Por meio de um estudo de caso único, cuja base de dados foi composta a partir de entrevistas semiestruturadas e observação direta, bem como, mediante a realização de um diagnóstico situacional, foi elaborado e aplicado um treinamento-piloto composto por 24 horas de gravação, disponibilizadas na plataforma YouTube®, acerca de 24 ferramentas práticas e 8 apostilas didaticamente elaboradas para atender às necessidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes comportamentais em liderança situacional e comunicação, referente a um grupo de servidores públicos federais formado por 57 indivíduos. Os resultados obtidos indicaram que, para se formar um líder situacional é fundamental não só o conhecimento conceitual, mas sim, um alinhamento com práticas de utilização de ferramentas de desenvolvimento comportamental de pessoas, equipes e de si mesmo. Ao final do treinamento-piloto, seu conteúdo e ferramentas foram validados pelos participantes da pesquisa, fechando o ciclo de análise diagnóstica, treinamento e capacitação dos servidores na instituição de ensino superior alvo deste estudo.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Agronomia com ênfase em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2020). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU). Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Métodos Quantitativos Aplicados e Educação.

Downloads

Publicado

18/10/2023