DESAFIOS E POSSIBILIDADES TECNOLÓGICAS
AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM O USO DE COMUNICADORES INSTANTÂNEOS NO ENSINO DO SECRETARIADO
Resumo
Este artigo tem como tema os desafios e possibilidades tecnológicas que podem ocorrer no ensino a partir do uso de comunicadores instantâneos, sendo o seu objetivo discorrer sobre as possibilidades de ensino que a tecnologia abre no curso de secretariado, com ênfase nos comunicadores instantâneos. Para responder isso, os objetivos específicos são: conceituar os comunicadores instantâneos; demonstrar o crescimento exponencial dos comunicadores instantâneos nos últimos anos, com ênfase no período pandêmico, e; esclarecer através de estudos já realizados como os comunicadores instantâneos estão ajudando no ensino do Secretariado. A pergunta que define o problema de pesquisa é: como o uso de comunicadores instantâneos pode melhorar o ensino do Secretariado? A pesquisa caracteriza-se por ser uma revisão de literatura atrelado a uma análise qualitativa dos dados. As vivências práticas do autor, que percebeu que durante o período obrigatório de afastamento de sala de aula durante a pandemia, os comunicadores instantâneos passaram a ser ferramentas fundamentais na transmissão do conhecimento, foram aliadas a buscas na literatura, culminando em apresentação de dados de algumas pesquisas. Dentro das discussões, temos que a hipótese levantada que através do uso de comunicadores instantâneos será atingido um processo educacional mais ágil e dinâmico, levando os feedbacks aos alunos de forma mais imediata, bem como sanando suas dúvidas de forma compartilhada, já que a dúvida de um pode ser a dúvida de outrem, que também pode fazer parte do grupo de alunos no app, se demonstrou ser uma hipótese verdadeira. O resultado do artigo converge para demonstrar que os comunicadores instantâneos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.