DESAFIOS DISCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ACOMPANHAMENTO PARA A DISCIPLINA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Resumo
Ao mesmo tempo que a disciplina de Estágio de Docência permite a primeira experiência do discente exercendo papel como docente, surgem os desafios e medos pela falta de preparo e experiência. Dessa forma, os objetivos deste estudo foram descrever dificuldades apresentadas por estudantes bolsistas Capes que realizam estágio docente na pós-graduação; desenvolver estratégias para auxiliar discentes nas disciplinas de estágio docência na pós-graduação das áreas de graduados não licenciados; além de propor opção de disciplina que poderia ser ofertada aos estudantes de pós-graduação para auxiliar no estágio docência. O público alvo foram alunos bolsistas do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que realizaram ou irão realizar a disciplina de Estágio de Docência no Mestrado ou Doutorado. A pesquisa contou com a participação de 52 estudantes de pós-graduação brasileiros bolsistas Capes de diferentes áreas de formação acadêmica. O trabalho foi desenvolvido a partir de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando a triangulação de dados obtidos por meio da aplicação de um questionário sobre o desenvolvimento do estágio de docência e a necessidade de uma preparação para os alunos que nunca tiveram experiência como docentes em sala de aula. Com o desenvolvimento desta pesquisa, verificou-se que mais de 80% dos estudantes se sentiram inseguros/não preparados para ministrar aulas no Estágio de Docência. Logo, uma disciplina que abordasse a prática pedagógica e organização do trabalho docente auxiliaria estudantes que não são da área da educação na disciplina de Estágio de Docência.