DESAFIOS DISCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ACOMPANHAMENTO PARA A DISCIPLINA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Autores

Resumo

Ao mesmo tempo que a disciplina de Estágio de Docência permite a primeira experiência do discente exercendo papel como docente, surgem os desafios e medos pela falta de preparo e experiência. Dessa forma, os objetivos deste estudo foram descrever dificuldades apresentadas por estudantes bolsistas Capes que realizam estágio docente na pós-graduação; desenvolver estratégias para auxiliar discentes nas disciplinas de estágio docência na pós-graduação das áreas de graduados não licenciados; além de propor opção de disciplina que poderia ser ofertada aos estudantes de pós-graduação para auxiliar no estágio docência. O público alvo foram alunos bolsistas do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que realizaram ou irão realizar a disciplina de Estágio de Docência no Mestrado ou Doutorado. A pesquisa contou com a participação de 52 estudantes de pós-graduação brasileiros bolsistas Capes de diferentes áreas de formação acadêmica. O trabalho foi desenvolvido a partir de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando a triangulação de dados obtidos por meio da aplicação de um questionário sobre o desenvolvimento do estágio de docência e a necessidade de uma preparação para os alunos que nunca tiveram experiência como docentes em sala de aula. Com o desenvolvimento desta pesquisa, verificou-se que mais de 80% dos estudantes se sentiram inseguros/não preparados para ministrar aulas no Estágio de Docência. Logo, uma disciplina que abordasse a prática pedagógica e organização do trabalho docente auxiliaria estudantes que não são da área da educação na disciplina de Estágio de Docência.

Biografia do Autor

Diego Ted Rodrigues Bogea, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) - Campus Imperatriz

Departamento de Educação Profissional Arte/Educação

Downloads

Publicado

19/11/2023