PERFIL DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM EDUCAÇÃO NA ÁREA DE NEGÓCIOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Larissa Ribeiro Soares UFU
  • Mônica Aparecida Ferreira UFU
  • Edvalda Araújo Leal

Resumo

O artigo propõe investigar as publicações nacionais que abordaram a temática educação na área de negócios nos principais periódicos, cuja classificação pela Capes, no período da pesquisa, apontou conceito superior a B1 nos últimos 10 anos e, assim, avaliar quais os procedimentos metodológicos adotados nesses trabalhos e apresentar uma agenda de pesquisas. A coleta de dados ocorreu a partir da análise das informações das revistas presentes na base de dados da Spell, tendo sido obtido um total de 44 periódicos. A amostra foi composta por 472 artigos na área de negócios (administração, contabilidade e economia) que abordam a temática educacional. Os resultados apontam que as pesquisas na área de negócios centradas na temática educação tende a adotar uma abordagem quantitativa e que o ano de 2018 foi o que apresentou o maior número de publicações. Adicionalmente, destaca-se que o objeto de estudo mais abordado nos trabalhos analisados são os estudantes, visto a representatividade é de 180 artigos. A pesquisa se torna original por abranger uma grande área, a de negócios, no que tange às publicações nacionais sobre o uso de métodos em pesquisas educacionais, propiciando uma investigação revisional e sistematizada, destacando os procedimentos metodológicos mais utilizados e oportunidades de pesquisas, contribuindo para o avanço científico. Em termos de contribuições teóricas, verifica-se a possibilidade de identificar tendências e oportunidades de pesquisa na área de negócios, incluindo os métodos utilizados nos estudos, pode fornecer direcionamentos para futuras pesquisas, conforme as agendas sugeridas.

Biografia do Autor

Mônica Aparecida Ferreira, UFU

Professora da Universidade Federal de Uberlândia no Curso de Ciências Contábeis. Foi investigadora visitante no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV-Fundação Getúlio Vargas, MBA em Auditoria, Perícia e Gestão Tributária pela UFU-Universidade Federal de Uberlândia e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Uberaba (2009). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis. Principais linhas de pesquisa: Controladoria e Educação e Pesquisa Contábil.

Edvalda Araújo Leal

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Católica de São Paulo. Atuou como coordenadora da Pós-Graduação em Ciências Contábeis na UFU (2016-2018), Foi tutora do PET Ciências Contábeis/UFU (2014-2016). Coordenou o Congresso UFU de Contabilidade (2015 e 2017) e participou da equipe organizadora ( 2019 e 2021). É editora-chefe da revista Advances in Scientific and Applied Accounting -ASAA Journal e coordenadora da linha Educação e Pesquisa em Contabilidade no evento ANPCONT (edições 2020, 2021 e 2022). Foi editora geral da Revista Mineira de Contabilidade (RMC) de 2017 a 2019 e atualmente é editora adjunta da área Educação e Pesquisa em Contabilidade. É bolsista produtividade do CNPq e pesquisadora líder do NEPAC - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Atuou como consultora adhoc para a CAPES na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo/CAPES. Foi coordenadora do Consórcio Doutoral da Anpad (Enanpad 2020). Coordenou e coordena projetos de pesquisas na área de Educação e Pesquisa em Contabilidade financiados pelo CNPq e FAPEMIG, com publicações de diversos livros e artigos científicos.

Downloads

Publicado

19/11/2023