PERFIL DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM EDUCAÇÃO NA ÁREA DE NEGÓCIOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
O artigo propõe investigar as publicações nacionais que abordaram a temática educação na área de negócios nos principais periódicos, cuja classificação pela Capes, no período da pesquisa, apontou conceito superior a B1 nos últimos 10 anos e, assim, avaliar quais os procedimentos metodológicos adotados nesses trabalhos e apresentar uma agenda de pesquisas. A coleta de dados ocorreu a partir da análise das informações das revistas presentes na base de dados da Spell, tendo sido obtido um total de 44 periódicos. A amostra foi composta por 472 artigos na área de negócios (administração, contabilidade e economia) que abordam a temática educacional. Os resultados apontam que as pesquisas na área de negócios centradas na temática educação tende a adotar uma abordagem quantitativa e que o ano de 2018 foi o que apresentou o maior número de publicações. Adicionalmente, destaca-se que o objeto de estudo mais abordado nos trabalhos analisados são os estudantes, visto a representatividade é de 180 artigos. A pesquisa se torna original por abranger uma grande área, a de negócios, no que tange às publicações nacionais sobre o uso de métodos em pesquisas educacionais, propiciando uma investigação revisional e sistematizada, destacando os procedimentos metodológicos mais utilizados e oportunidades de pesquisas, contribuindo para o avanço científico. Em termos de contribuições teóricas, verifica-se a possibilidade de identificar tendências e oportunidades de pesquisa na área de negócios, incluindo os métodos utilizados nos estudos, pode fornecer direcionamentos para futuras pesquisas, conforme as agendas sugeridas.