EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Daniela Cândida Dias Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Maria Gabriela Amorim Santos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Maria Abadia de Oliveira Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

O empreendedorismo na educação superior era tratado inicialmente por meio de conhecimentos e trocas de experiências que permitiam colocar as ideias em ação entre as instituições de ensino e os alunos. Com o passar dos anos, observando-se a importância de ações criativas e inovadoras, houve a necessidade, por parte das instituições de ensino, em focar no desenvolvimento de habilidades e do espírito empreendedor, de modo que os discentes se tornassem capazes de transformar ideias em ação. Assim, o objetivo do estudo foi identificar ações de empreendedorismo e inovação realizadas pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP, no cotidiano curricular do ensino superior ofertado pela instituição. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica qualitativa, salientando o contexto observado, a fim de descrever o cenário em que há a presença do empreendedorismo transformador de ideias em realidade, para benefício próprio e da comunidade. O modo de compartilhar o conhecimento busca tornar a sala de aula um ambiente dinâmico e interativo, caracterizado em um padrão de qualidade. O desenvolvimento de pessoas com as variadas habilidades necessárias e o incentivo a professores e alunos a envolverem-se em atividades inovadoras e empreendedoras devem fazer parte do cotidiano acadêmico. As estratégias transformadoras nos processos organizacionais e as mudanças nos métodos de ensino e aprendizagem passaram a ser determinantes no papel que o UNIFUCAMP disponibiliza como instituição de ensino superior. A IES se apresenta como importante influenciador da comunidade, com interação de oportunidades acompanhadas pela sociedade no qual está inserida, além de apresentação de método de ensino alternativo, admitindo a estratégia para melhorar as práticas educacionais diretamente ligadas à educação empreendedora.

Biografia do Autor

Daniela Cândida Dias, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP.

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Contabilidade pela UFU. Mestre em gestão Organizacional pela UFG-Campus Catalão.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Maria Gabriela Amorim Santos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Graduanda em Ciências Contábeis no Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP.

Maria Abadia de Oliveira, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP.

Downloads

Publicado

04/10/2023