ANÁLISE DOS ENTRAVES NA CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar os motivos que levam os alunos adiarem a produção do trabalho de conclusão de curso, atrasando o tempo total de integralização da graduação presencial em administração da Universidade Federal de Alagoas. Os dados foram coletados através de informações repassadas pela coordenação do curso de administração da UFAL e, posteriormente, a aplicação de um questionário com os discentes do curso entre os meses de setembro de 2020 a janeiro de 2021, sendo utilizado estatística descritiva para análise. Os dados foram tabulados em gráficos e tabelas servindo de base para as análises dos resultados a partir do referencial teórico. Onde possibilitou uma discussão e resposta ao problema que originou esta pesquisa. Os resultados mostraram que alguns fatores internos como a distância do campus em relação às suas residências, assim como, os custos de moradia para estudar em cidades diferentes das quais residem, foram fatores relevantes para que os alunos demandassem um tempo maior que o previsto para conclusão da graduação. Fatores externos como falta de metodologias adequadas nos períodos iniciais, falta de salas de informática e qualidade do espaço físico contribuíram para que os alunos prolongassem o curso. Com isso, verifica-se a relevância de buscar alternativas para minimizar o gargalo existente no curso de administração, no tocante a retenção dos alunos por falta da entrega do trabalho de conclusão de curso.