OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NA DELIMITAÇÃO DO PERÍODO E AS RELAÇÕES DE PREDICAÇÃO PARA ALÉM DA GRAMÁTICA NORMATIVA

Autores

  • Deyse Souza Alves
  • Elizangela Vasconcelos Rabelo de Assis

Resumo

Este trabalho é fruto de discussões realizadas nas aulas de Gramática, Variação e Ensino, com a turma 7 do Mestrado Profissional em Letras- ProfLetras/UFU, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Cristina Cristianini. Nele apresentamos considerações acerca do uso dos sinais de pontuação na delimitação do período e discorremos sobre as relações de predicação de acordo com gramáticas normativas, descritivas/ reflexivas, artigos científicos e BNCC (BRASIL. 2018). Nosso objetivo é levar o professor a perceber as diferentes abordagens possíveis para um mesmo fenômeno gramatical, de modo que, a partir dessa percepção, o docente possa refletir sobre sua prática pedagógica e contribuir na formação de cidadãos críticos da sua própria língua, os quais precisam saber usá-la em diferentes situações. Nosso aporte teórico é Cunha e Cintra (2001), Bechara (2009), Castilho (1994), Faraco (2008), Neves (2011), Oliveira e Araújo (2018), Perini (2005) e Prestes (2020). Nossa metodologia de pesquisa foi qualitativa de revisão bibliográfica. Ao final, consideramos que é de fundamental importância ao professor conhecer e se apoiar em diferentes teóricos, para que construa uma visão mais global dos fenômenos linguísticos e possa, a partir disso, desenvolver um ensino reflexivo junto aos seus alunos.

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Publicado

03/08/2023