A GEOGRAFIA AGRÁRIA NA RELAÇÃO COM O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO
Resumo
A ciência Geografia Agrária entende que trabalhar com os assuntos distantes da realidade não proporciona a compreensão da totalidade. Logo, o elo entre a Geografia universitária e a escolar é indispensável para o fortalecimento do ensino vinculado à pesquisa e à extensão na Educação Básica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a flexibilização dos conteúdos, a redução da carga horária da Geografia e o comprometimento do trabalho pedagógico voltado para o ensino-pesquisa-extensão no Novo Ensino Médio. Para alcançar o objetivo proposto, traçaram-se os seguintes caminhos metodológicos: pesquisas bibliográficas; análise de documentos - BNCC, Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), Lei de Diretrizes e Bases (LDB), MP 746 e Lei 13.415; e por fim, análise do livro didático - trabalho, ciência e tecnologia da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Como resultado, percebeu-se que o Novo Ensino Médio impõe um “protagonismo juvenil” centrado em uma prática pedagógica que o(a) o estudante não se perceba como sujeito do espaço em que estuda e não entenda os fenômenos que ocorrem como não sendo resultados da vida e do trabalho do Ser Humano, assim como não abre possibilidade para trabalhar ensino-pesquisa-extensão, a partir da materialização teoria-prática.