ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EMOÇÃO E NEUROCIÊNCIA COM INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
Resumo
A emoção tem um papel significativo na vida das pessoas. Uma das áreas de estudo sobre a emoção é a neurociência. Os estudos dessa área quando aliados aos conhecimentos da educação, podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, propôs-se esse trabalho, que tem como objetivo analisar como a emoção tem sido estudada pelos pesquisadores, especialmente, das áreas da neurociência e da educação, no período de 2018-2022. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do estado do conhecimento, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória no portal eletrônico cooperativo de periódicos científicos SciELO. Para o descritor emoção foram selecionados 46 trabalhos que atenderam aos critérios propostos e que fizeram parte das discussões. Destaca-se que a categoria mais presente nestes estudos foi referente à reações emocionais expressas. A partir do descritor emoção and educação foram selecionados 11 artigos, sendo que somente cinco tratavam de estudos empíricos voltados à educação formal. Não foram localizados artigos que tratassem da relação emoção e neurociência, bem como emoção, neurociência e educação. Problematiza-se esse silenciamento de estudos na área da neurociência no período investigado. Sugere-se que novos estudos sejam realizados para que esse tema seja mais divulgado, considerando sua relevância.