A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA

Autores

  • Lívia Rezende Miranda Campos Universidade Federal de Uberlândia
  • Belarmina Vilela Cruvinel Universidade Federal de Uberlândia
  • Anderson Oramisio Santos UNIFUCAMP - Centro Universitário Mário Palmério
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente artigo tem como objetivos conceituar e destacar as diferenças entre pesquisa bibliográfica e revisão bibliográfica, evidenciando a etapa da revisão bibliográfica como essencial para o desenvolvimento das pesquisas científicas. Para tanto, apresenta, inicialmente, um estudo teórico acerca do assunto e, posteriormente, desenvolve um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no intuito de exemplificar uma etapa da revisão bibliográfica, que se constitui no   de pesquisa: a busca nas plataformas digitais, as quais contém as obras já existentes, produzidas em nível de mestrado e doutorado. O estudo realizado permite depreender que a revisão bibliográfica é parte da pesquisa bibliográfica e etapa essencial nas pesquisas científicas, uma vez que identifica e sistematiza pesquisas já existentes em determinada área/temática do conhecimento, auxiliando o pesquisador no processo de identificação de lacunas que podem incitar novas investigações.

Biografia do Autor

Lívia Rezende Miranda Campos, Universidade Federal de Uberlândia

PESSOA FÍSICA Lívia Rezende Miranda Campos MONITORAR NOME REMOVER INFORMAÇÕES EDITAR Processando...× ATUALIZAR LATTES COMPARTILHAR

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade do Vale do Itajaí-Mirim e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como Professora na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas, nas redes municipal e federal de ensino. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Uberlândia, lotada na Pró-reitoria de Graduação.

Belarmina Vilela Cruvinel, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, na Linha de pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de professores, sob a orientação da professora Drª. Camila Alberto Vicente de Oliveira. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí e bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí/GO (CESUT). Desenvolveu pesquisa no Programa Bolsas de Licenciatura - PROLICEN/Prograd/Universidade Federal Goiás, com projeto intitulado "O que as pesquisas em didática revelam? Um estudo nos Anais da ANPEd entre 2002 e 2013. Membro do NUFOPE - Grupo de Pesquisa e estudos Formação de Professores e Práticas Educativas - Universidade Federal de Jataí (UFJ). https://orcid.org/0000-0002-2604-1877

Anderson Oramisio Santos, UNIFUCAMP - Centro Universitário Mário Palmério

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí - GO.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

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Publicado

30/08/2023