IMAGINÁRIO SOCIAL SOBRE A ATUAÇÃO DE DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Este artigo propõe verificar o imaginário social de pais, mães e responsáveis de crianças de até seis anos de idade, residentes no interior dos estados de Pernambuco e Bahia sobre a atuação de docentes homens na Educação Infantil - EI. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa e sob o prisma dos Estudos do imaginário, pôde-se constatar que o papel do docente homem na EI, embora tenha relativa aceitação pelos pais, mães e responsáveis, levanta posicionamento polêmico, imbricado de estereótipo, fundado por uma lógica da divisão de papéis de gênero, sendo a mulher a mais aceita para desempenhar os cuidados com o corpo dos infantes.

Biografia do Autor

André Luiz Silveira da Silva, Universidade de Pernambuco

 Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (2000).Graduado em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina/PE (2021). Especialização em Neuroeducação e primeira infância - UPE - Universidade de Pernambuco / CEREBRUM - Centro Iberoamericano de Neurociências Educação e Desenvolvimento Humano (Peru - Chile - Colômbia - Brasil) 2020. Membro ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário (UPE) desde 2017. Desenvolvendo estudos principalmente nos seguintes temas: imaginário, mitanálise, mitocrítica, mito, educação, pedagogia e neuroeducação.

Geam Karlo Gomes, Universidade de Pernambuco

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB).Professor do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da UPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário. Membro do GT da ANPOLL: Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais.

Zulenilton Sobreira Leal , UNIBRAS

Doutorando do programa em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPFECOH/UNEB. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor do curso de Publicidade e Propaganda da UNIBRAS - Campus Juazeiro - BA

Downloads

Publicado

28/11/2023

Edição

Seção

Artigos