UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO MULTIMODAL EM SALA DE AULA: A TOPICALIZAÇÃO NA PASSAGEM DA CRÔNICA AOS QUADRINHOS
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de investigar de que forma ocorre a construção dos tópicos discursivos em atividades de retextualizações multimodais produzidas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal da cidade de Brejão/PE. Para tal, discutiremos teoricamente concepções ligados aos gêneros (BAKHTIN 2003, ROJO 2005, MARCUSCHI 2008, 2010), à Linguística Textual (FÁVERO E KOCH 2002, BENTES 2007, MARCUSCHI 2009, 2012), aos processos da retextualização em sala de aula (MATÊNCIO 2002, 2003, MARCUSCHI 2004, DELL'ISOLLA 2007, BENFICA 2013, RIBEIRO 2016, ANTUNES 2017, AUTOR 2019) e mais especificamente acerca da questão do tópico discursivo nas produções escritas (FÁVERO 2010, KOCH E ELIAS 2010, AUTOR 2019). Utilizamos uma abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método, durante a aplicação de um projeto didático de intervenção em sala de aula, envolvendo os gêneros crônica e histórias em quadrinhos (HQs). Na análise dos dados, selecionamos uma retextualização produzida pelos alunos e construímos um quadro tópico levando em consideração o texto-base e o texto-fim. A partir destes quadros, elaboramos um outro com fim comparativo dos subtópicos das HQs para observação dos tópicos discursivos que desapareceram e quais surgiram nas produções retextualizadas das crianças, verificando as adequações do gênero em questão a partir dos critérios apresentados por AUTOR (2019) e de Hoffmann (2015). Verificamos que o trabalho com a retextualização além de contribuir para pesquisas acadêmicas na área de Letras, é de suma importância para a melhoria da proficiência em escrita-leitura dos alunos em ambiente escolar.