O PROGRAMA UAM CORPUS TOOL APLICADO À ANÁLISE DO ENGAJAMENTO EM CORPUS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC

Autores

  • Henrique Campos Freitas Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba
  • Ariel Novodvorski Universidade de Uberlândia

Resumo

Desde 2015, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está sendo objeto de discussões no cenário educacional brasileiro, devido ao conteúdo proposto e, fundamentalmente, por se tratar de um documento de caráter normativo, com implicações diretas na construção dos currículos da educação básica no país. Nesse sentido, este artigo analisa a utilização de recursos avaliativos, baseados no Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), especificamente do subsistema de Engajamento, a fim de revelar como acontece a construção dos enunciados em notícias, reportagens e entrevistas, divulgados em sites de notícias de domínio público sobre a BNCC. Para isso, utilizamos o programa computacional UAM Corpus Tool (O’ DONNELL, 2019) para a anotação e a exploração de corpora textuais a fim de  interpretar os dados quantitativos em associação às produções textuais. Os resultados evidenciaram que o uso do “endosso” foi o mais recorrente, visto que as circunstâncias de ângulo podem (e estão) relacionadas a esse traço semântico-discursivo (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014) por indicar uma voz que se soma a outra, ou seja, aquela que é citada, referindo-se a outrem, na busca do compartilhamento de posições dessas vozes. Dessa forma, o produtor textual incita a confiabilidade da proposição apresentada ou citada, deixando implícito ao seu interlocutor, a possibilidade de rejeitar completamente ou de se aproximar da opinião de quem produz o texto.

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Publicado

05/09/2023