FORMÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Compreender as representações sociais de professores de cursos de Graduação a distância, na Uniube, sobre a formação e o desenvolvimento profissional com relação às práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem foi o objetivo dessa pesquisa. Os autores Belloni (2015) e Garcia (1999), dentre outros, fundamentaram teoricamente o estudo. Adota como referencial teórico-metodológico a teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (2003) e Abric (2016). De abordagem quanti-qualitativa, foi aplicado um questionário on-line, disponibilizado na plataforma Google Forms, como instrumento de coleta de dados, o qual foi disponibilizado após assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. No processamento e análises dos dados, utilizou-se o Software EVOC versão 2000 e a TRS. Os resultados indicam que o núcleo central das representações sociais apresenta termos relacionados a um comprometimento desejável ao profissional docente. Sugerimos a implementação de ações formativas para o aperfeiçoamento da prática docente por meio de atividades que aliem teoria e prática, aperfeiçoamento de técnicas de planejamento, ensino e avaliação em educação superior, a oferta de cursos por áreas específicas de conhecimento e a implantação de um espaço que respalde o docente em sua inserção e durante sua permanência como docente na IES.