AS CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sandro Rogério Vargas Ustra
  • Lidia Andrade da Silva

Resumo

As configurações em livros didáticos de Ciências do 1º ano do Ensino Fundamental. Caracteriza-se pelas configurações de família nos livros didáticos de Ciências do 1º Ano do Ensino Fundamental, buscando problematizar os atravessamentos com as questões de gênero e orientação sexual. Os caminhos metodológicos partiram da pesquisa qualitativa, tendo como viés a pesquisa documental. O corpus da pesquisa contou com quatro coleções didáticas de Ciências do 1º Ano do Ensino Fundamental. Para análise da produção documental, inspiramo-nos na Análise de Conteúdo para construir as categorias e subcategorias, tomando como fundamento os conceitos de família e o dispositivo da sexualidade, que nos possibilitaram problematizar as diferentes configurações de família caracterizadas no material analisado. As problematizações realizadas neste texto dissertativo são circunscritas a um dado momento histórico e social, pois aqui não há uma verdade absoluta, acabada e pronta sobre os livros didáticos, sobre gênero e sexualidade e, muito menos sobre as famílias.

Downloads

Publicado

25/10/2022