A ETNOMATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Francisco Marciel de Holanda
  • Maria Cezar de Sousa
  • Cristiana Barra Teixeira

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa documental que buscou identificar o tratamento dado à etnomatemática nos livros didáticos de Matemática. Teve como objetivo geral: Analisar nos livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental adotados nas escolas municipais de Picos-PI no ano de 2018 a presença de situações que valorizam a etnomatemática, e como objetivos específicos: Definir Etnomatemática; Identificar as contribuições pedagógicas do trabalho com a etnomatemática em sala de aula; Reconhecer possibilidades de trabalhar a etnomatemática a partir do que se encontra nos livros didáticos analisados. Da análise dos dados pôde-se constatar que nos livros analisados predomina ainda uma valorização da ideia de resolução de atividades matemáticas de maneira técnica e mecânica, muitas vezes descontextualizada da realidade na qual o aluno está inserido, desconhecendo outras matemáticas no cotidiano dos alunos. No entanto, aparecem possibilidades de trabalho que podem ser desenvolvidas a partir do conhecimento e formação do profissional sobre a Etnomatemática. Desta forma, advoga-se uma Formação Inicial que permita ao professor conhecer e atuar na perspectiva de ir além do livro didático, bem como sugerir das editoras a inclusão nos livros didáticos de situações matemáticas que são relevantes para a formação cidadã.

Downloads

Publicado

25/10/2022