AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO REGISTROS E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira
  • Silvânia Santos Pereira

Resumo

A presente pesquisa tem por seu principal objetivo compreender a avaliação Educação Infantil  no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, e  suscitar reflexões sobre os procedimentos e registros avaliativos . Para o aprofundamento teórico desse estudo, recorremos aos estudos de Hoffmann (2003), Moro (2011), Carneiro (2010), Perrenoud (1999), bem como a outros estudiosos que discutem sobre a avaliação na educação infantil. Como procedimento metodológico, utilizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental, composta por uma revisão de literatura e aprofundamentos  na legislação nacional que tange a Educação Infantil. Os resultados revelam que o processo de avaliação envolve um conjunto de ações que contribuem para a melhoria da prática pedagógica e para os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil,  tendo o professor mediador  e as práticas pedagógicas educativas  como influenciadores nesse processo.

 

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre e Doutorando  em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia  - Graduado em Estudos Sociais pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduado em  Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduado em Pedagogia pela UNIFAN (2010), com Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia e Inspeção Escolar. Tutor  - distância e presencial do Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento CEAD/UFU - Docente da rede pública estadual e municipal. Docente dos cursos de Especialização lato Sensu da UNIPAC )

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Publicado

31/10/2022