INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIALÓGOS A PRÁTICA PEDAGOGICA

Autores

Resumo

O trabalho de pesquisa que se apresenta é parte de um estudo realizado entre a teoria e a prática escolar, consolidando experiências e argumentações, destacando sua transformação em direito das crianças e obrigação do Estado, o que ocorreu com a Constituição Federal de 1988. A partir da análise de documentos da legislação brasileira, em especial das Diretrizes e da LBBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, e de outros documentos produzidos no âmbito federal e por especialistas ligados à área. O percurso metodológico está em uma abordagem qualitativa,  com pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa  evidencia a viabilidade de dialogos continuos á prática pedagógica no que tange aos Direitos de Aprendizagens e os Campos de Experiências já preconizados no documento normativo da BNCC – Base  Nacional Comum Curricular (2017).

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre e Doutorando  em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia  - Graduado em Estudos Sociais pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduado em  Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduado em Pedagogia pela UNIFAN (2010), com Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia e Inspeção Escolar. Tutor  - distância e presencial do Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento CEAD/UFU - Docente da rede pública estadual e municipal. Docente dos cursos de Especialização lato Sensu da UNIPAC )

Guilherme Saramago, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Downloads

Publicado

01/11/2022