UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE BILINGUISMO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

  • Patrícia Lopes Jorge Franco Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG
  • Stefanie Lopes Marques da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/ITUIUTABA
  • Lívia Reis Rodrigues Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/ITUIUTABA
  • Karinne Souza Santos Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/ITUIUTABA
  • Mariane Cristina Souza

Resumo

O artigo trata do bilinguismo enquanto processo de interação humana dos surdos que se utiliza: Libras e Língua Portuguesa em suas especificidades. Tem-se como problema mapear como as pesquisas científicas compreendem o bilinguismo dos surdos no Brasil. Objetivo consiste em socializar as evidências e lacunas da literatura acadêmica sobre educação bilíngue no desenvolvimento do aluno surdo. Pesquisa qualitativa e de revisão sistemática de literatura, Scielo- 2015 a 2021, com enfoque analítico na teoria histórico-cultural vigotskiniana e enunciativo-discursiva backtiniana. Os resultados identificaram 113 artigos, sendo 42 excluídos e 71 incluídos, analisados em três unidades temáticas: i-Formação de professores em Libras e intérpretes; ii-Políticas públicas de inclusão e bilíngue; iii- Mediação didática docente, instrumentos, estratégias e avaliação de surdos. Os dados apontaram que o reconhecimento da Libras como língua de comunicação e interação dos surdos (L1) para que o ensino e aprendizagem se efetive, e que a língua portuguesa na sua modalidade escrita (L2), na perspectiva de educação bilíngue, ainda precisa avançar nos diferentes níveis da educação: básica e superior. Identificaram-se lacunas na formação de professores, qualificação de intérpretes e tradutores de libras para superação de barreiras comunicacionais. Constataram-se algumas incongruências entre Decreto Federal/2005 e Política Nacional de Inclusão/2008, deixando os surdos mais vulneráveis. Por outro lado, foram significativos os achados na literatura cujas unidades de contexto evidenciaram a compreensão da surdez numa perspectiva sociocultural e da diferença linguística, não mais como deficiência.

Biografia do Autor

Stefanie Lopes Marques da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/ITUIUTABA

Estudante do Curso de Pedagagia da Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ituiutaba. Bolsista do Programa Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG/CNPq), no Projeto de Pesquisa O bilinguismo no conexto da educação inclusiva para surdos e o papel da mediação didática docente: uma revisão sistemática”, coordenado pela Professora Dra. Patrícia Lopes Jorge Franco, visando atender à convocação do Edital 05/2020 do Programa Institucional Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG).

Lívia Reis Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/ITUIUTABA

Estudante do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ituiutaba. Bolsista do Programa Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG/CNPq),  no Projeto de Pesquisa O bilinguismo no conexto da educação inclusiva para surdos e o papel da mediação didática docente: uma revisão sistemática”, coordenado pela Professora Dra. Patrícia Lopes Jorge Franco, visando atender à convocação do Edital 05/2020 do Programa Institucional Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG).

Karinne Souza Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/ITUIUTABA

Estudante do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais-Unidade de Ituiutaba. Bolsista voluntária no Projeto de Pesquisa O bilinguismo no conexto da educação inclusiva para surdos e o papel da mediação didática docente: uma revisão sistemática”, coordenado pela Professora Dra. Patrícia Lopes Jorge Franco, visando atender à convocação do Edital 05/2020 do Programa Institucional Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG).

Mariane Cristina Souza

Estudante do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais-Unidade de Ituiutaba. Bolsista voluntária no Projeto de Pesquisa O bilinguismo no conexto da educação inclusiva para surdos e o papel da mediação didática docente: uma revisão sistemática”, coordenado pela Professora Dra. Patrícia Lopes Jorge Franco, visando atender à convocação do Edital 05/2020 do Programa Institucional Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG).

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Publicado

03/08/2023