UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE BILINGUISMO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Resumo
O artigo trata do bilinguismo enquanto processo de interação humana dos surdos que se utiliza: Libras e Língua Portuguesa em suas especificidades. Tem-se como problema mapear como as pesquisas científicas compreendem o bilinguismo dos surdos no Brasil. Objetivo consiste em socializar as evidências e lacunas da literatura acadêmica sobre educação bilíngue no desenvolvimento do aluno surdo. Pesquisa qualitativa e de revisão sistemática de literatura, Scielo- 2015 a 2021, com enfoque analítico na teoria histórico-cultural vigotskiniana e enunciativo-discursiva backtiniana. Os resultados identificaram 113 artigos, sendo 42 excluídos e 71 incluídos, analisados em três unidades temáticas: i-Formação de professores em Libras e intérpretes; ii-Políticas públicas de inclusão e bilíngue; iii- Mediação didática docente, instrumentos, estratégias e avaliação de surdos. Os dados apontaram que o reconhecimento da Libras como língua de comunicação e interação dos surdos (L1) para que o ensino e aprendizagem se efetive, e que a língua portuguesa na sua modalidade escrita (L2), na perspectiva de educação bilíngue, ainda precisa avançar nos diferentes níveis da educação: básica e superior. Identificaram-se lacunas na formação de professores, qualificação de intérpretes e tradutores de libras para superação de barreiras comunicacionais. Constataram-se algumas incongruências entre Decreto Federal/2005 e Política Nacional de Inclusão/2008, deixando os surdos mais vulneráveis. Por outro lado, foram significativos os achados na literatura cujas unidades de contexto evidenciaram a compreensão da surdez numa perspectiva sociocultural e da diferença linguística, não mais como deficiência.