CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DOCENTE E QUESTÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o trabalho docente e as questões de gênero no contexto da pandemia da Covid-19. Para isso, inicialmente analisa-se as particularidades a respeito do trabalho educativo, pois algumas de suas características atenuaram as dificuldades enfrentadas por muitos professores e professoras durante o período de ensino remoto. Em seguida, apresentam-se reflexões sobre a terceira jornada de trabalho exercida pelas mulheres e as diferenças existentes entre o gênero feminino e o masculino no mercado de trabalho e nas atividades exercidas em âmbito doméstico. Por fim, são tecidas considerações acerca das diferenças entre entre o trabalho de professores e professoras no contexto do ensino remoto, evidenciando que o trabalho educativo durante o período pandêmico foi mais extenuante para as mulheres do que para os homens. Assim, acredita-se que para alcançarmos uma condição de maior equidade entre homens e mulheres, é preciso ampliar as discussões sobre essas diferenças, a fim de que elas sejam superadas, inclusive no contexto educativo.

Biografia do Autor

Leandro Piccini Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdade de Educação (FAED). Graduado em História pela UFMS. Professor pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Downloads

Publicado

03/04/2024

Edição

Seção

Artigos