REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA À LUZ DA PERSPECTIVA DE VIGOTSKI
Resumo
Neste artigo realizamos uma reflexão teórica sobre a mediação presente na teoria de
desenvolvimento cognitivo proposta por Vigotski, buscando compreender as implicações
dessa teoria pedagógica nas práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica.
Na primeira parte destacamos uma pequena biografia de Lev Semyonovitch Vigotski e os
fundamentos teóricos de seus estudos sobre o desenvolvimento da cognição, buscando
salientar as suas diversas contribuições para a educação. Na sequência salientamos o papel
da mediação na perspectiva Vigotskiana e, na última parte, apresentamos as contribuições
dessa teoria para pensar possibilidades no contexto da Educação Profissional Tecnológica.
Abordamos o uso de instrumentos do mundo do trabalho no ensino e aprendizagem e
também as interações pertencentes a um contexto social, político e econômico e cultural
que promovem o conhecimento no processo educacional. Enfatizamos o papel mediador
do professor no processo educativo visando à emancipação dos alunos, para a superação do
trabalho como realização de tarefas e para o entendimento de trabalho como atividade
transformadora realizada por indivíduos criativos e autônomos.